A Receita Federal acaba de emitir um importante aviso sobre o Imposto de Renda deste ano. A informação é fundamental para os cidadãos que caíram na malha-fina e precisaram reaver os dados que foram enviados ao órgão federal. Portanto, veja abaixo mais detalhes sobre uma renda que pode ir para o seu bolso.
Um lote residual do Imposto de Renda será garantido aos beneficiários da declaração que precisaram reaver as informações enviadas à Receita Federal. Este lote é referente ao pagamento da restituição, que já finalizou a maioria dos seus pagamentos. Desta forma, um menor número de pessoas receberão o valor.
Ao menos R$ 31 bilhões foram destinados ao pagamento de restituições durante 2023. O pagamento deste benefício não é obrigatório, tendo em vista que varia de caso para caso. Desta forma, aqueles que foram constatados que realizaram pagamentos excessivos em impostos receberam este estorno financeiro.
Quantas pessoas terão acesso ao novo pagamento do Imposto de Renda?
Apenas os cidadãos que foram para a malha-fina, ajustaram os seus dados e foi constatado um pagamento excessivo em impostos serão contemplados. A Receita Federal não divulgou a quantidade de pessoas que receberão o valor em conta. O benefício começa a ser pago a partir do dia 31 de outubro de 2023.
Veja abaixo quais foram as datas utilizadas pelo órgão federal para realizar os pagamentos das restituições ao longo do ano:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Após a definição das datas, o primeiro lote de pagamento é destinado ao grupo prioritário. São eles os idosos, pessoas que possuem o magistério como maior fonte de renda e também aqueles que recebem o pagamento via PIX. Os cidadãos que realizaram a declaração pré-preenchida também são contemplados.