Saque-aniversário do FGTS tem mudanças anunciadas; veja as possibilidades

Um projeto do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, propõe mudanças ao saque-aniversário do FGTS. A proposta visa permitir que trabalhadores demitidos possam retirar o saldo da conta do Fundo. O que não é garantido até o momento. A seguir, entenda como anda o processo.

Saque-aniversário do FGTS tem mudanças anunciadas; veja as possibilidades
Saque-aniversário do FGTS tem mudanças anunciadas; veja as possibilidades. Imagem: FDR

A discussão da novidade, contudo, enfrenta resistência do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e da Caixa Econômica Federal. O político acredita que a modalidade facilita o acesso ao crédito e serve de estímulo à economia.

O que é preciso para receber o saque-aniversário do FGTS?

O empregado deve cumprir as regras gerais do programa para fazer o resgate no mês de aniversário. Depois, é importante ter o conhecimento do saldo depositado em conta.

Como solicitar o saque-aniversário do FGTS?

Qual valor posso receber no saque-aniversário do FGTS?

O valor do saque da modalidade é anual e calculado através de uma alíquota fixa para diferentes tipos de faixas salariais, que flutua de 5% a 50%. Ela é aplicada sobre o total de todos os saldos presentes nas contas do FGTS do trabalhador.

YouTube video player
Vittoria FialhoVittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.
Sair da versão mobile