MEI pode comprovar renda através desta lista de documentos

Comprovar renda é um dos grandes desafios do Microempreendedor Individual (MEI). Substituir uma assinatura na carteira de trabalho ou um holerite de pagamento por uma estimativa de remuneração mensal é um grande desafio.

MEI pode comprovar renda através desta lista de documentos
MEI pode comprovar renda através desta lista de documentos. (Imagem: FDR)

Solicitar um cartão de crédito, empréstimo ou financiamento são atividades que requerem a comprovação de renda. Para o trabalhador formal, é uma tarefa fácil. Já o MEI, enfrenta alguns entraves por não possuir um documento preciso que faça este papel. 

Em diversos cenários, o MEI tende a perder boas oportunidades, sobretudo financeiras, pela dificuldade em comprovar renda. O que muitos não sabem é que existem alguns documentos pouco divulgados que podem auxiliar neste processo. Confira a seguir!

Documentos para comprovar renda do MEI

Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-MEI)

A declaração anual do MEI é essencial, como um comprovante de renda anual. Esta declaração, chamada DASN MEI, é obrigatória e deve ser enviada anualmente. Após o processo, você pode acessar e imprimir uma cópia pelo Portal do Empreendedor.

Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF)

O MEI precisa apresentar anualmente a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). Esta declaração é crucial, pois evidencia todos os rendimentos do ano anterior, presentes como comprovante de renda.

Você pode obter a DIRPF após a declaração, acessando o sistema da Receita Federal. Isso pode ser feito através do programa gerador de declaração ou usando o aplicativo para smartphones.

Extrato bancário

Um requisito comum para se tornar um MEI é fornecer extratos bancários que reflitam suas movimentações financeiras.Esses extratos, normalmente exigidos pelas instituições financeiras, fornecem um registro das atividades em sua conta e incluem depósitos, que demonstram seus rendimentos.

Para obtê-los, basta dirigir seu banco. Você pode solicitá-los em uma agência física, em caixas eletrônicos ou, se disponível, através dos serviços de internet banking.

Recibos emitidos após prestação de serviços

Sendo um MEI, sua comprovação de renda pode ser facilitada por meio dos recibos que emitem aos seus clientes após prestar serviços. Armazenar cópias desses recibos é essencial, pois eles representam os valores que você recebeu e podem ser organizados para evidenciar sua renda mensal.

No entanto, é importante lembrar que a validade dos recibos pode variar de acordo com a instituição que solicita a comprovação de renda, então verifique quais documentos são aceitos antes de submeter sua solicitação.

Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore)

Muitos profissionais autônomos, inclusive MEIs, dependem do Decore como um documento legal para comprovar renda, uma vez que não tenham holerite ou contracheque.

Esse documento é emitido por um contador que se baseia na declaração de renda mensal em comprovações, como notas fiscais, extratos bancários ou contratos de serviços. É uma maneira eficaz de demonstrar renda em diversas situações.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.