INSS vira alvo de investigação policial sob acusação de esquema criminoso

O INSS pode ter tido um prejuízo de R$ 47 milhões em razão de um esquema criminoso especializado em fraudes previdenciárias. As investigações estão nas mãos da Polícia Federal (PF), que tem liderado buscas no Piauí e no Maranhão. Entenda o que está em jogo.

INSS vira alvo de investigação policial sob acusação de esquema criminoso
INSS vira alvo de investigação policial sob acusação de esquema criminoso. Imagem: FDR

A operação mobilizou, até o momento, 28 policiais federais para o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão. Todos foram expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal de Teresina.

Vale destacar que dois servidores do INSS e um empregado público da Infraero também são cotados como suspeitos. Eles utilizavam de documentos falsos para obtenção de benefícios por idade.

Foram identificados 77 benefícios atrelados à organização criminosa investigada, com a confirmação de fraude em 32. Oito deles estavam relacionados a pessoas fictícias e 24 a segurados falecidos.

Já em relação aos benefícios com fraude comprovada, a PF constatou um prejuízo efetivo no valor de R$ 2.056.337,22 na Previdência Social.

Confira o calendário de pagamentos do INSS em outubro:

Até um salário mínimo:

Benefícios acima de 01 salário mínimo:

Os valores são depositados nas contas escolhidas pelo segurado no momento do cadastro no INSS. Todos os meses o Instituto é responsável pelo pagamento de diversos benefícios. Confira os principais:

Para saber mais detalhes sobre os pagamentos realizados pelo Instituto, acesse este link.

Vittoria FialhoVittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.
Sair da versão mobile