As provas do ENEM 2023 serão aplicadas no próximo mês de novembro. Estudantes de todo o país participarão do exame. Notas devem ser usadas para ingresso em cursos superiores, públicos ou particulares. Veja formas de usar a sua nota e como saber seu local de prova.
Mais de 3,9 milhões de estudantes farão as provas do ENEM 2023. Aplicação acontece em todo o Brasil e ao mesmo tempo. Por isso, em algumas localidades, que possuem fuso-horário diferente, é necessário conferir o horário.
O Exame Nacional do Ensino Médio já se tornou uma das provas mais importantes do país, sendo aplicada anualmente. Essa edição terá provas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023.
Como é a prova do ENEM
Ao todo os participantes respondem 180 questões sobre conteúdos do ensino médio nas seguintes áreas:
- Primeiro dia: Linguagens, Ciências Humanas e a redação;
- Segundo dia: Matemática e Ciências da Natureza.
São 45 questões de multipla escolha (de marcar) em cada área do exame. Além disso, no primeiro dia os candidatos ainda produzem a redação.
Um ponto muito importante que os estudantes precisam saber é quanto a correção das provas. Isso porque, na redação é necessário atender aos critérios das 5 competências que são cobradas:
- Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa.
- Compreender o tema e não fugir da proposta da redação
- Organização das ideias.
- Coesão e coerência
- Proposta de Intervenção.
Além disso, nas questões de multipla escolha são corrigidas segundo a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Nesse método não é computado o número de questões acertadas, mas, sim o nível da questão. Preparamos uma matéria especial que explica esse método, para acessar, clique aqui.
Como acessar o local de prova do ENEM 2023?
Essa informação estará disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, a consulta a ele é bem simples. Basta acessar a Página do Participante e fazer o login com os dados da conta gov.br.
No entanto, essa consulta ainda deve ser disponibilizada nos próximos dias. Outro ponto bastante importante é o horário de abertura e fechamento dos portões, pelo horário de Brasília:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas 1º dia: 19h
- Término das provas 2º dia: 18h30
Os moradores dos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima tem 1 hora a menos que o horário de Brasília (DF).
Formas de usar a nota do ENEM
Veja abaixo quais são as formas que você pode usar a sua nota para conquistar uma vaga no ensino superior:
Sistema de Seleção Unificada
O programa é organizado pelo MEC e oferece vagas em universidades públicas (federais ou estaduais). Para se candidatar o estudante precisa ter feito o ENEM mais recente e não ter zerado a redação. Não há restrição na participação.
Programa Universidade Para Todos
Também sob organização do MEC, o programa oferece bolsa integral (100%) ou parcial (50%) em cursos de graduação particulares.
Os candidatos devem ter feito uma das duas últimas edições do exame; ter renda de até três salários mínimos por pessoa. Nesse caso, a restrição é quanto às pessoas que já possuem diploma de nível superior.
Fundo de Financiamento Estudantil
Outro programa organizado pelo MEC, nele, os candidatos concorrem a vagas em instituições particulares. Mas, com financiamento estudantil, que pagam apenas a conclusão do curso.
Para concorrer as vagas é necessário ter feito o ENEM a partir de 2010, e alcançado média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e superior a zero na redação. Além disso é necessário ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.
Universidades estrangeiras
O Brasil firmou parceria com algumas instituições internacionais que passaram a aceitar a nota do exame como forma de ingresso.
Com a nota é possível estudar em Portugal, Inglaterra, França, Irlanda ou no Canadá. Nesse caso, cada universidade é responsável pela própria seleção.
Instituições particulares
Além do ProUni, você também pode participar das seleções feitas pelas próprias instituições, nesse caso é possível conseguir descontos e bolsas de estudos.
Ingresso interno
Essa modalidade é adotada tanto nas universidades públicas quanto nas particulares.
Nela, a própria instituição realiza a seleção, cria os critérios e disponibiliza as vagas. Por isso, é inecessário conferir as publicações da universidade/faculdade em que você deseja estudar.