O 13º salário está próximo de ocorrer e uma grande mudança está por vir. Isto porque alguns trabalhadores do ramo formal, que são os que possuem a sua carteira de trabalho assinada, terão o benefício antecipado. Veja abaixo mais detalhes e confira que está enquadrado nos requisitos.
O 13º salário é garantido pelo regime CLT e pago anualmente aos trabalhadores formais do país. Porém, uma grande novidade está chegando para os funcionários públicos do estado do Rio Grande do Sul. O 13º salário será antecipado para aqueles que exercem a sua profissão no âmbito público.
Ou seja, servidores de nível municipal e estadual estarão recebendo a bonificação de forma antecipada. Naturalmente, os estados dividem o pagamento em duas parcelas. A primeira é paga até o dia 30 de novembro, enquanto a segunda pode ser realizada com prazo até 20 de dezembro. Veja mais detalhes abaixo.
Quando o 13º salário do RS será disponibilizado ao público?
No caso dos servidores públicos do estado, 90% do valor referente ao seu 13º salário será liberado a partir do dia 01 de novembro de 2023. Já os 10% restantes terão que aguardar até o prazo regular para que sejam efetuados. Ou seja, 10% do pagamento tem até o dia 20 de dezembro para que seja pago aos servidores.
A mudança não foi publicada em Diário Oficial, mas foi apresentada pelo governador, Eduardo Leite (PSDB). Um dos motivos que podem te levado à antecipação são as fortes chuvas que atingiram a região. Com isto, o valor antecipado pode servir como amparo financeiro às famílias afetadas.
Haverá a antecipação em outros lugares do Brasil?
Até o momento, o 13º salário pago aos trabalhadores formais não será antecipado em outros locais. Porém, neste ano, o governo antecipou o 13º salário dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ou seja, aqueles aposentados e pensionistas do órgão federal já foram contemplados com o valor.