Em meio às mudanças e atualizações constantes, o titular do Bolsa Família tem sido surpreendido com notificações de bloqueio. O comunicado passou a ser feito através de mensagens pelo aplicativo do programa.
É importante explicar que as mensagens enviadas ao titular do Bolsa Família têm vários objetivos. Enquanto algumas famílias são notificadas sobre o bloqueio e necessidade de averiguação cadastral, outras observam que, apesar da liberação do benefício em outubro, a parcela referente a setembro permanece bloqueada.
De modo geral, as mensagens indicam “benefício bloqueado por averiguação”. As notificações enviadas pelo aplicativo solicitam que o titular do Bolsa Família atualize as informações cadastrais para evitar o cancelamento oficial do benefício.
O titular do Bolsa Família notificado por essas mensagens, têm até o final desta sexta-feira, 13 de outubro, para atualizar os dados cadastrais e evitar o cancelamento do benefício referente ao mês de novembro.
Destacando que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) estabeleceu um calendário que destaca quais são as datas importantes para os beneficiários. O cronograma elaborado pela pasta indica que, no dia 31 de outubro, novos cancelamentos devem acontecer para quem não se preocupou em atualizar os dados cadastrais.
Titular do Bolsa Família tem benefício desbloqueado
Famílias que tiveram o benefício bloqueado em setembro, mas que foram autorizadas a realizar o saque em outubro, enfrentam incertezas sobre a possibilidade de resgatar valores atrasados. Neste sentido, o MDS informa que pagamento retroativo de setembro acontecerá neste mês.
Em contrapartida, aqueles que realizaram as atualizações necessárias e, ainda assim, receberam notificações de bloqueio por averiguação, e estão com o status “liberado” para outubro, podem desconsiderar o alerta, desde que realmente tenham validado os dados cadastrais.
Quais são as regras do Bolsa Família?
As famílias devem cumprir compromissos nas áreas de saúde e de educação. São elas:
- Realização do acompanhamento pré-natal;
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Realização do acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos;
- Frequência escolar mínima de 60% para as crianças de 4 a 5 anos, e de 75% para os beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica;
- A família deve sempre manter atualizado o Cadastro Único (pelos menos, a cada 24 meses).
Calendário do Bolsa Família de outubro
- NIS final 1: 18 de outubro;
- NIS final 2: 19 de outubro;
- NIS final 3: 20 de outubro;
- NIS final 4: 23 de outubro;
- NIS final 5: 24 de outubro;
- NIS final 6: 25 de outubro;
- NIS final 7: 26 de outubro;
- NIS final 8: 27 de outubro;
- NIS final 9: 30 de outubro;
- NIS final 0: 31 de outubro.