Renegociação do FIES passa por mudanças afetando as contas de estudantes

O Congresso Nacional aprovou nesta semana a renegociação do FIES para estudantes que possuem débitos com o programa de financiamento. O projeto prevê que os alunos recebam descontos de até 99% no valor total da dívida.

Renegociação do FIES passa por mudanças afetando as contas de estudantes
Renegociação do FIES passa por mudanças afetando as contas de estudantes. (Imagem: FDR)

A medida, que já foi votada e aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, aguarda a sanção presidencial. Os descontos oferecidos pela renegociação variam de acordo com o tempo de endividamento de cada estudante.

Outras facilidades de pagamento como redução dos juros e multas também foram incorporadas. Além disso, o Governo Federal também estabeleceu que, caso o aluno faça parte do CadÚnico, o desconto deverá ser ainda maior.

Dessa forma, para alguns alunos, o abatimento na dívida com o financiamento poderá ser de até 99%. De acordo com o projeto, a possibilidade de renegociação estará disponível para os alunos que contraíram as dívidas até junho de 2023.

Confira os descontos que serão oferecidos na renegociação do FIES:

Até o momento, não existe previsão de quando a renegociação será iniciada nem como o estudante deverá solicitá-la. A expectativa é que os detalhes sejam apresentados logo após a aprovação do projeto pelo presidente Lula.

Mas, a perspectiva é que esse processo seja realizado diretamente com as instituições financeiras responsáveis pelo financiamento estudantil.

A possibilidade de renegociação do FIES faz parte de um plano que prevê a retomada de investimentos na educação do Brasil. O texto engloba os segmentos de educação básica, profissionalizante e superior. Além disso, o Governo Federal também tem lançado diversas iniciativas para reduzir o endividamento do país.

Confira mais detalhes sobre os projetos neste link.

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile