INSS: Siga estas dicas e NÃO ERRE na solicitação do auxílio do BPC

O INSS é conhecido por ceder muitos benefícios aos cidadãos brasileiros. Um deles é o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Porém, muitos brasileiros estão precisando de informações sobre o programa. Então, veja abaixo o que não deve ser feito na solicitação do BPC.

Aposentadoria pelo INSS pode ser ANTECIPADA; listamos o passo a passo
INSS: Siga estas dicas e NÃO ERRE na solicitação do auxílio do BPC (Imagem: FDR)

Antes de qualquer coisa, é preciso entender quem são os cidadãos aptos ao recebimento do BPC. O INSS disponibilizou uma lista com os requisitos necessários para que uma pessoa seja aprovada pelo órgão federal. Portanto, veja abaixo os principais pontos de atenção na solicitação:

  • Idosos a partir de 65 anos estão aptos ao recebimento do BPC;
  • Pessoas portadoras de deficiência estão aptas ao pagamento do auxílio. Esta categoria não possui idade mínima nem máxima;
  • A deficiência do cidadão precisa impedir que ele consiga exercer uma função no ramo profissional;
  • Esta condição pode ser física, intelectual, sensorial e mental;
  • É preciso possuir uma renda per capita familiar de até 1/4 do salário. No momento, este valor é de R$ 330. Em 2024, o valor será R$ 355,25.
  • Solicitações devem ser feitas em agências do INSS, no aplicativo “Meu INSS” e através do número 135.

Como ser aprovado no BPC, auxílio pago pelo INSS?

Para ser aprovado, o interessado terá que passar uma perícia médica. Esta consulta é realizada em uma agência do INSS. Além disto, o beneficiário também deve passar por uma entrevista com um servidor do órgão. Esta conversa servirá como uma avaliação social do possível auxiliado.

Lembrando que o BPC é garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e possui o pagamento mensal de um salário mínimo também garantido. Em caso de aumento no piso salarial, o depósito também é ampliado. Ele não possui 13º salário e também não é seguido para o filho(a) do beneficiário.

Filas do INSS atingem marca histórica

Um dos problemas do INSS são as grandes filas que vem sendo registradas. A perícia médica, essencial para a aprovação do BPC, é a principal fila atualmente. 2,3 milhões de pessoas aguardam um retorno da Previdência Social sobre a aprovação ou negação do seu benefício.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.