Contas com vencimento nesta quinta-feira (12) ganham NOVO prazo de pagamento

Os consumidores que têm boletos e contas com vencimento nesta quinta-feira (12), precisam se programar para o pagamento. Isso porque, nesta semana acontece o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida e o fechamento dos bancos. Automaticamente há mudanças nos serviços bancários. 

Contas com vencimento nesta quinta-feira (12) ganham NOVO prazo de pagamento
Contas com vencimento nesta quinta-feira (12) ganham NOVO prazo de pagamento (Imagem FDR)

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) os boletos com contas que têm vencimento marcado para o feriado nacional, como 12 de outubro, terá sua data final remarcada. É o mesmo funcionamento para cobranças que vencem aos finais de semana, sábado ou domingo.

Quando isso acontece, o banco aceita que o boleto seja pago no dia útil seguinte sem qualquer tipo de cobrança de juros ou multa. Não pagar a cobrança que vence em feriado não é considerado atraso, porque como as agências bancárias estão fechadas o sistema entende que não há serviço naquele dia.

Quem quiser pagar as contas com vencimento na quinta-feira (12) continuam tendo essa opção. Mas a compensação, ou seja, o débito em conta somente acontecerá no dia útil seguinte que será na sexta-feira (13). Além disso, o dinheiro somente vai entrar na conta do recebedor também no dia útil.

Quer saber qual será a programação dos bancos no feriadão? Descubra aqui! 

Como pagar contas no feriado nacional?

O consumidor continua tendo a opção de pagar as contas no feriado nacional, porque a ferramenta “Pagamentos” do seu aplicativo continua disponível. O que muda, porém, é que a compensação vai acontecer apenas na sexta-feira, 13 de outubro quando as agências bancárias voltam a funcionar.

Outra opção, porém, que tem compensação na mesma data e que tem sido oferecida por algumas empresas junto com o boleto bancário é:

Para quem programou o vencimento das suas contas para o dia 12 de todo mês e colocou no débito automático, o desconto no seu saldo também acontecerá apenas no dia útil seguinte.

Os únicos serviços que continuam disponíveis mesmo no feriado são o PIX e a transferência entre contas do mesmo banco.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile