Renegociações pelo Desenrola Brasil tem data de encerramento anunciada

Desde quando foram lançadas as renegociações pelo Desenrola Brasil, em julho deste ano, o governo federal já anunciou os acordos tinham data para acabar. A expectativa é atender 70 milhões de pessoas, especificamente para a faixa 1 que começou os acordos em outubro são 32 milhões de consumidores.

Renegociações pelo Desenrola Brasil tem data de encerramento anunciada
Renegociações pelo Desenrola Brasil tem data de encerramento anunciada (Imagem: FDR)

As renegociações pelo Desenrola Brasil pretendem diminuir o número de inadimplentes no país. Uma das ações fez com que os bancos parceiros deixassem de inserir o CPF do devedor com débitos de até R$ 100 nos órgãos de proteção ao crédito. Com isso, 6 milhões de pessoas foram beneficiadas.

Em contrapartida, os bancos tiveram diminuição da carga tributária como recompensa. A dívida não deixará de ser cobrada, mas não pode “sujar” o nome do cidadão. Dessa forma, ele volta a ter crédito no mercado e pode movimentar a economia com cartão, locação de imóvel, empréstimo e outros.

Quando as renegociações pelo Desenrola Brasil terminam?

De acordo com o governo federal, as renegociações pelo Desenrola Brasil vão durar até o fim de 2023. Logo, os acordos com descontos que chegam a 90% do valor da dívida original poderão ser firmados até:

  • 31 de dezembro de 2023.

Consumidores com renda acima de dois salários mínimos e que pertencem a faixa 2, podem negociar seus débitos feitos exclusivamente nos bancos desde julho deste ano. Até setembro o número de contratos de dívidas negociados chegou a 2,22 milhões, segundo a Febraban.

Aqueles com renda abaixo de dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único, estão tendo acesso aos acordos desde segunda-feira, 9 de outubro. Eles pertencem a faixa 1 e conseguirão parcelas as suas dívidas de até R$ 5 mil por 60 meses, com taxa de juros de no máximo 1,99% ao mês. 

Como fazer as renegociações pelo Desenrola Brasil?

A consulta dos valores pendentes, dos descontos concedidos e a da forma de pagamento vão depender da faixa que o consumidor está. Isso porque, as renegociações pelo Desenrola Brasil são feitas em plataformas diferentes:

Descubra como negociar online, clicando aqui! 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]