O Desenrola Brasil está em funcionamento desde julho deste ano, mas para o público que foi classificado como de faixa 2. A partir deste mês de outubro deu-se início ao atendimento de um novo público, o que pertence a faixa 1. Para cada um deles o processo de consulta ao valor das dívidas é diferente.
De acordo com o governo federal, a expectativa é de que o Desenrola Brasil possa atender 70 milhões de pessoas endividadas até dezembro deste ano, quando chegará ao fim. Para isso os bancos e credores parceiros assumiram o compromisso de liberar descontos que podem diminuir mais de 90% a dívida.
Os principais descontos são dados a quem pretende pagar o valor à vista. Na faixa 2 que desde julho tem feito os acordos, são atendidos os consumidores com renda acima de dois salários mínimos e dívidas de até R$ 20 mil. Eles podem negociar débitos abertos exclusivamente nos bancos.
Enquanto isso, a faixa 1 que passou a negociar desde a última segunda-feira (9) são os consumidores com renda de até dois salários mínimos e/ou inscritos no Cadastro Único. Eles devem ter dívidas de até R$ 5 mil e poderão negociar tanto débitos bancários como contas em outras empresas.
Como consultar dívidas no Desenrola Brasil?
A consulta e negociação das dívidas no Desenrola Brasil vai depender de qual faixa de consumidor o cidadão está.
Faixa 1
Na faixa 1 o governo criou uma plataforma específica para consultar os débitos do Desenrola Brasil, conferir a oferta de descontos e fechar o acordo. É possível pagar à vista, ou parcelar o débito total em até 60 parcelas com taxa de juros de no máximo 1,99% ao mês.
- Acesse o site do Desenrola Brasil;
- Clique em “Entrar com Gov” e faça login com CPF e senha;
- O sistema vai mostrar quais os débitos em seu nome, com o valor já do desconto e as formas de pagamento;
- Selecione a conta que deseja negociar e clique em “Negociar”;
- Confirme a forma de pagamento.
Faixa 2
A faixa 2 tem direito ao pagamento à vista onde é concedida a maior porcentagem de desconto, ou parcelado dependendo das condições do banco. Para consultar os débitos basta:
- Acesse o canal do seu banco (App ou site) e faça login;
- Clique no ícone “Negociar dívidas”;
- Confira a proposta de acordo.