INSS e seguro de vida para motoristas da UBER são propostos; entenda o caso

Depois do Grupo de Trabalho (GT) criado pelo governo federal para discutir a regulamentação do trabalho por aplicativo ter perdido a validade, outra proposta foi adotada. Agora, um projeto de lei deve garantir contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), seguro de vida e piso salarial para essa categoria.

INSS e seguro de vida para motoristas da UBER ainda não estão garantidos; entenda o caso
INSS e seguro de vida para motoristas da UBER ainda não estão garantidos; entenda o caso (Imagem: FDR)

Por meio do Ministério do Trabalho, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está escrevendo um projeto de lei que deve regulamentar e garantir benefícios a quem trabalha com plataformas digitais. Como a Uber, iFood, 99, Lalamove, Zé Delivery e tantas outras. Garantindo o recolhimento do INSS e mais segurança.

De acordo com a Folha, a proposta vai incluir além da contribuição previdenciária a garantia de um seguro de vida que servirá como uma proteção ao profissional. Além de um valor mínimo por hora trabalhada, que era a principal reivindicação da categoria que justificou a diminuição da sua remuneração nos últimos anos.

INSS, seguro de vida e outros benefícios aos motoristas de App

O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, participou de uma reunião no Senado Federal na última segunda-feira (9) para tratar sobre o assunto. Na ocasião, ele apresentou uma minuta com três opções de contrato de trabalho para os motoristas e entregadores. 

Podendo optar pela parceira como prestador de serviços, como contribuinte individual e uma terceira com carteira assinada. Ainda segundo a Folha, o projeto de lei que está sendo criado também prevê estes três regimes e ainda estabelece:

Quer saber mais sobre a regulamentação dos motoristas de App? Acesse esta matéria! 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile