Saque especial pelo FGTS é aprovado para trabalhador CLT a partir de 2020

Um saque especial pelo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) está em análise pelo Governo Federal. A intenção é liberar o saldo de contas inativas para trabalhadores demitidos a partir de 2020, mas que na época, já optavam pelo saque-aniversário

Saque especial pelo FGTS é aprovado para trabalhador CLT a partir de 2020
Saque especial pelo FGTS é aprovado para trabalhador CLT a partir de 2020. (Imagem: FDR)

A proposta do saque especial pelo FGTS foi necessária porque, desde o lançamento do saque-aniversário no ano de 2019, os trabalhadores adeptos à nova modalidade ficaram impedidos de resgatar o saldo integral da conta ativa, mesmo se tivesse sido demitido sem justa causa. Esta foi uma das regras impostas pelo antigo governo. 

Um projeto de lei com as novas regras já foi elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O texto está em fase de estudos na Casa Civil e no Palácio do Planalto, aguardando apenas o aval presidencial para seguir ao Congresso Nacional. 

No entanto, o saque especial do FGTS passa a vigorar somente se houver a aprovação do Congresso Nacional. O FDR listou abaixo as principais características do saque-aniversário e do saque-rescisão, confira!

CONSULTAR SALDO DO FGTS E VER QUANTO DINHEIRO TEM NA CONTA (PASSO A PASSO)

Modalidades que deram origem ao saque especial pelo FGTS

Saque-rescisão

Saque-aniversário

Solicitação do saque-aniversário do FGTS

Quem tiver interesse em passar a se beneficiar do saque-aniversário do FGTS precisa:

Ao efetivar a escolha por este modelo de saque, é preciso permanecer vinculado a ele durante o período mínimo de 24 meses.

Calendário do saque-aniversário do FGTS

Abaixo, confira o calendário do saque-aniversário do FGTS 2023:

Para saber as informações mais recentes sobre o saque-aniversário e as respectivas proposições de mudanças, basta acessar este link.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile