O aplicativo gerido pela Caixa Econômica Federal, chamado de Caixa Tem, acaba de anunciar um depósito avaliado em R$ 2,9 mil que será pago ao longo desta semana. Portanto, confira abaixo com detalhes quem são os cidadãos que estão aptos ao pagamento deste auxílio financeiro.
O Caixa Tem anunciou que o FGTS estará liberando um saque de R$ 2,9 mil para ser feito ainda nesta semana. A notícia agradou os cidadãos que optaram pelo saque-aniversário, pois este público será contemplado com esta grande chance. Aos que possuem o saque-rescisão ativo, apenas em casos de demissão.
O saque-aniversário permite que, anualmente, os cidadãos que possuem saldo no FGTS consigam realizar o saque parcial. Desta forma, ele agrada muitos cidadãos que não exercem a sua profissão formalmente, mas possuem saldo na conta. Em outros casos, existem pessoas que se arrependem da escolha feita.
A consulta pode ser feita no Caixa Tem?
A consulta do saque-aniversário não pode ser feita através do Caixa Tem. Ela é realizada através do aplicativo criado pelo governo federal chamado de “FGTS”. Além disto, importante saber os seguintes pontos sobre a modalidade:
- Libera o saque parcial do saldo em conta de forma anual, no mês do seu nascimento;
- Após a troca, o cidadão precisa aguardar pelo menos 24 meses (dois anos) para retornar à antiga modalidade de saque;
- Até o momento, caso o cidadão esteja com esta modalidade ativa, ele não terá acesso ao FGTS após uma demissão sem justa causa;
- No app, você pode selecionar a conta bancária onde você deseja ter acesso ao valor.
- Ao clicar na opção “Meus saques”, dentro do app, você pode realizar a troca de modalidades.
Saque-aniversário será reconfigurado pelo governo
Atualmente, o FGTS não permite que os cidadãos que possuem o saque-aniversário ativo consigam ter acesso parcial ao valor no momento da demissão. Porém, o ministério do trabalho vem trabalhando para que esta realidade seja alterada e que os brasileiros consigam ter acesso ao Fundo de Garantia.
Inclusive, a mudança pode permitir o pagamento retroativo dos cidadãos que possuem a modalidade ativa. Ou seja, pessoas que foram demitidas a partir de 2020 poderão realizar o saque do seu FGTS, mesmo que tenham o saque-aniversário ativo. Veja mais informações sobre a mudança clicando aqui.