Uma nova fase do Desenrola Brasil está chegando e vai beneficiar os cidadãos do país. Este benefício vai ajudar na parte financeira de milhões de brasileiros. Portanto, aqueles que estão buscando renegociar as suas dívidas terão uma grande mudança com a portabilidade de pagamentos.
O governo federal aprovou uma nova regra do Desenrola Brasil. Agora, os cidadãos que optarem por renegociarem suas dívidas poderão selecionar o banco com a melhor proposta. O intuito desta alteração será para fomentar boas propostas por parte das instituições financeiras interessadas no projeto.
Em evento de lançamento da terceira fase do Desenrola Brasil, o ministro da fazenda, Fernando Haddad (PT), comentou a mudança e como ela será na prática; confira abaixo:
“O consumidor escolhe o banco que tem a melhor proposta e passa a dívida para ele, onde vai fazer um novo contrato, com novas condições”
Quando a portabilidade do Desenrola Brasil terá início?
Após decisão tomada, os bancos e instituições financeiras interessadas terão até 90 dias para colocar em prática. Desta forma, este é o período que os cidadãos terão que aguardar, no máximo, para verem estas mudanças. Veja abaixo quais são as principais áreas de renegociação do programa federal:
- Contas de luz;
- Contas de água;
- Débitos envolvendo cartão de crédito;
- Débitos envolvendo o rotativo do cartão;
- Empréstimos;
- Juros sobre compras.
Quais são os bancos que fazem parte do programa federal?
Alguns bancos que participam do programa estão cedendo empréstimos de até 90%. Isto é feito para que haja um incentivo para a quitação de uma dívida. Veja abaixo alguns dos bancos que já fazem parte da iniciativa e estão esperando a possibilidade de renegociar as suas dívidas:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco do Brasil;
- Itaú;
- Bradesco;
- Santander;
- Nubank;
- Serasa.
Portanto, caso esteja com dívidas pendentes e deseja limpar o seu nome, esta pode ser a oportunidade perfeita. O governo federal idealizou este programa para que estas pendências financeiras possam ser sanadas de uma forma integral pela maioria dos brasileiros.