Total de inscritos no Bolsa Família beneficiados com imóvel gratuito surpreende NESTE estado

Na última semana o governo federal, por meio do Ministério das Cidades, oficializou mais um benefício para os inscritos no Bolsa Família. Os grupos que recebem esse auxílio financeiro e que também têm um contrato de financiamento imobiliário ativo, se beneficiarão com a gratuidade do imóvel. 

Inscritos no Bolsa Família se beneficiarão com imóvel gratuito em um único estado
Total de inscritos no Bolsa Família beneficiados com imóvel gratuito surpreende NESTE estado (Imagem: FDR)

De acordo com a portaria publicada pelo Ministério das Cidades, serão beneficiados os inscritos no Bolsa Família ou no BPC (Benefício de Prestação Continuada). Os dois programas servem hoje para atender pessoas que vivem em condições de baixa renda, e que precisam de ajuda social.

As informações são de que esses grupos serão avaliados individualmente, e caso tenham contrato de compra de imóvel por meio do Minha Casa Minha Vida, eles serão agraciados com a isenção das parcelas. Hoje, essas pessoas já recebem subsídios que podem chegar a 95% do valor do imóvel.

Quer dizer, o governo brasileiro fica responsável por pagar 95% do total da propriedade, enquanto cabe aos inscritos no Bolsa Família arcar com as parcelas do 5% restante. Também é preciso considerar as condições que são mais vantajosas, com redução de juros e parcelamento de 5 a 10 anos.

Agora, porém, melhor do que pagar 5% do total da casa ou apartamento, essas pessoas não terão que pagar nada. A titularidade do imóvel será passada para o cidadão normalmente, mas ele não precisa pagar nada pelo financiamento.

Número de beneficiados do Bolsa Família em um único estado surpreende

A isenção vai valer para o titular do financiamento no Minha Casa Minha Vida que até o dia 28 de setembro deste ano recebia o Bolsa Família ou o BPC. Apenas no Piauí, 622.856 famílias que hoje recebem o Bolsa poderão se beneficiar com esta gratuidade.

Este é o número total de famílias beneficiadas pelo programa no estado, mas não significa que todos receberão isenção no financiamento imobiliário. Isso porque, não são as 622,8 mil famílias que têm hoje um contrato de compra de imóvel assinado pelo Minha Casa Minha Vida.

Aqueles que já têm o financiamento ficarão isentos, e aqueles que a partir de agora tentarão a compra da casa própria também poderão se beneficiar. Mas, precisarão passar por um processo de triagem que vai avaliar as suas condições e se recebe regularmente o Bolsa Família.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]