Até o início da próxima semana o governo federal pretende colocar em funcionamento a segunda fase do Desenrola Brasil. O programa que começou em julho tem atendido um único grupo até o momento, mas vai a partir dos próximos dias ampliar a sua gama de beneficiários, desde que atendam aos requisitos.
O programa Desenrola Brasil foi idealizado pelo Ministério da Fazenda, e prometido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda durante a campanha eleitoral. A ideia é de que 70 milhões de pessoas que vivem em situação de inadimplência possam se beneficiar com este sistema.
Segunda fase do Desenrola Brasil
- Faixa 1 do Desenrola Brasil passa a ser beneficiada a partir da próxima semana. São pessoas que até então não haviam sido contempladas com o programa, e que têm renda familiar de até dois salários mínimos ou estão no Cadastro Único. Desde que a dívida em seu nome seja de até R$ 5 mil, e que tenha negativado seu CPF entre 2019 e dezembro de 2022.
- Faixa 2 começou as negociações em julho e o programa tem sido um sucesso, segundo especialistas. Na faixa 2 estão os consumidores que têm renda acima de dois salários mínimos e que puderam entrar em acordo com dívidas contraídas exclusivamente em bancos. Também para negativações de 2019 a 2022.
- 6 milhões de pessoas já conseguiram limpar seu nome na primeira fase. Isso porque, o governo exigiu que os bancos participantes retirassem a restrição do CPF de quem tinha dívidas de até R$ 100. Esses débitos não deixarão de ser cobrados, mas não podem “sujar” o nome do cidadão.
- Segunda fase vai começar em outubro e terá uma sistemática diferente. Hoje, para quem está na faixa 2 os acordos são firmados diretamente com o banco em seus canais online ou presencial. Para o grupo da faixa 1 os acordos serão feitos em uma plataforma do governo.
Governo cria exigência para faixa 1 do Desenrola Brasil
- Negociações vão depender da criação de conta no Gov.br. Este é o sistema do governo que unifica o login e acesso a todas as plataformas públicas. Quem ainda não tem a sua conta criada precisará fazê-la.
- Conta pode ser criada no App ou no site. Basta acessar um dos dois canais e clicar em “Criar conta”, informando número do CPF, dados pessoais e criando uma senha. Feito isso, o login será automaticamente criado.
- Para aumentar o nível de segurança da sua conta para prata ou ouro é preciso incluir mais dados. Como reconhecimento facial, cruzamento com login em aplicativo bancário, foto de documento de identificação com foto, e outros. Essa mudança fica disponível no menu da conta em “Nível de segurança”.
- A segunda fase do Desenrola Brasil vai negociar mais do que dívidas bancárias. Poderão ser acordados os débitos pendentes em companhias de água, luz, telefone, varejistas e outros. Com possibilidade de pagamento em até 60 vezes.