Auxílio Gás volta a ser pago em outubro e governo divulga calendário oficial

Em poucos dias as famílias receberão em sua poupança social o pagamento do Auxílio Gás de outubro. O pagamento é bimestral, por isso o último depósito aconteceu em agosto. Agora, tanto quem já está inscrito no programa como aqueles que buscam por uma vaga, estão ansiosos com o novo depósito. 

Auxílio Gás volta a ser pago em outubro e governo divulga calendário oficial
Auxílio Gás volta a ser pago em outubro e governo divulga calendário oficial (Imagem: FDR)

Neste ano, o Auxílio Gás que até então pagava 50% do valor médio do botijão de gás de 13 kg no país, passou a repassar 100% desta média. A quantia é baseada em uma pesquisa feita periodicamente pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), que considera o valor do produto em todo território nacional.

Entre os anos de 2021 e 2022 o botijão de gás de cozinha apresentou um salto significativa no seu valor. Nos primeiros 10 meses do ano passado o produto sofreu reajuste de 9,9% no posto de revenda, quantia duas vezes maior que a inflação daquele ano, segundo informações da ANP.

Por isso, o Auxílio Gás serviu justamente para minimizar o impacto que este produto tão importante e essencial tem no orçamento das famílias. Têm direito de recebê-lo as famílias que estão no Cadastro Único, cuja renda de familiar não ultrapassa meio salário mínimo por pessoa. 

Em agosto, uma portaria do Ministério do Desenvolvimento Social estabeleceu que o limite de famílias unipessoais que podem receber o vale-gás no mesmo município é de 16% do total de beneficiados. Trata-se das famílias que são compostas por uma única pessoa, e que não deve predominar o total de contemplados.

Pagamento do Auxílio Gás em outubro

A partir do dia 18 de outubro o calendário do Auxílio Gás terá início. O governo ainda não divulgou quantas pessoas serão beneficiadas, mas no último pagamento foram 5,6 milhões de famílias atendidas e o total não deve fugir desta quantia.

O pagamento é feito por meio do Caixa Tem e nos mesmos dias do Bolsa Família, por isso quem tem acesso aos dois programas recebe uma renda maior em outubro. O valor também não foi informado, mas deve ficar em torno de R$ 100 a R$ 110 como tem acontecido desde o início do ano.

O final do NIS (Número de Identificação Social) vai determinar a data de pagamento:

Número final do NIS Data de pagamento
1 18 de outubro
2 19 de outubro
3 20 de outubro
4 23 de outubro
5 24 de outubro
6 25 de outubro
7 26 de outubro
8 27 de outubro
9 30 de outubro
0 31 de outubro

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]