Pago anualmente pelo Governo Federal, o abono-salarial do PIS/PASEP realiza a liberação de valores para diversos trabalhadores do país. Neste ano, os recursos têm como referência o ano-base 2021 e foram disponibilizados em grupos. No entanto, diversos trabalhadores têm dúvidas sobre até quando o abono pode ser sacado.
Têm direito ao PIS/PASEP os trabalhadores da iniciativa pública ou privada que estão cadastrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) há, pelo menos, cinco anos.
Essa entrada no cadastro costuma ser realizada no momento em que o trabalhador entra no meu primeiro emprego. Além disso, é preciso atender a outros critérios para ter direito ao saque do abono salarial.
Confira os requisitos para receber o PIS/PASEP:
- Ter recebido uma remuneração mensal média de, no máximo, dois salários mínimos durante o ano-base
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica por, no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração
- Ter seus dados informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial
Como neste ano está sendo pago o abono salarial referente ao ano de 2021, é preciso que o trabalhador atenda esses requisitos com base nesta data.
Quanto vou receber do PIS/PASEP?
O valor que será recebido pelo trabalhador é proporcional ao tempo que foi trabalhado durante o ano-base para o cálculo do abono. Dessa forma, para saber quanto irá receber, o trabalhador deverá dividir o salário mínimo por 12, número que corresponde aos meses do ano. Em seguida, ele deverá multiplicar o valor pelos meses trabalhados naquele ano.
Outra forma de saber o valor é realizando uma consulta por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho, que está disponível para smartphones Android e iOS. Para tal, é preciso que o trabalhador possua cadastro no portal Gov.BR. Também é possível obter as informações no telefone 158.
Para trabalhadores da iniciativa privada, os valores são pagos pela Caixa Econômica Federal. Já para os que trabalham no serviço público o depósito é efetivado pelo Banco do Brasil. O calendário de pagamentos é definido de acordo com a data de nascimento do empregado. Os valores ficam disponíveis para saque até o dia 28 de dezembro de 2023.
Confira o calendário de pagamento do PIS/Pasep:
- Janeiro – 15 de fevereiro de 2023
- Fevereiro – 15 de fevereiro de 2023
- Março – 15 de março de 2023
- Abril – 15 de março de 2023
- Maio – 17 de abril de 2023
- Junho – 17 de abril de 2023
- Julho – 15 de maio de 2023
- Agosto – 15 de maio de 2023
- Setembro – 15 de junho de 2023
- Outubro – 15 de junho de 2023
- Novembro – 17 de julho de 2023
- Dezembro – 17 de julho de 2023