Data de pagamento do 13º salário já está disponível para consulta

Um dos benefícios mais esperados pelos cidadãos é o 13º salário. Este pagamento é conhecido por ser cedido como quase que um “auxílio natalino”, tendo em vista que ele é efetuado ao final do ano. Agora, o governo federal anunciou quando os pagamentos referentes ao benefício serão feitos.

13º salário pode ser antecipado? Entenda todos os prazos máximos para receber o bônus
Data de pagamento do 13º salário já está disponível para consulta (Imagem: FDR)

O 13º salário é pago aos trabalhadores que exercem a sua profissão sob regime CLT. Ou seja, com a carteira de trabalho assinada. Neste ano, o pagamento será realizado em duas parcelas. O primeiro depósito será até o dia 20 de novembro enquanto a segunda parcela será realizada até o dia 20 de dezembro.

Este benefício é cedido não somente aos trabalhadores formais, como também os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os cidadãos que fazem parte da Previdência Social permanecem recebendo o benefício que era cedido durante o período em que exercia a sua profissão.

O resultado é que milhões de brasileiros são contemplados anualmente. Este auxílio costuma ajudar muitas pessoas, tendo em vista que ele serve como um salário extra ao final do ano. Imprevistos que foram arrastados ao decorrer do ano em questão podem ser solucionados ou pelo menos ser minimizados.

É fundamental que você saiba que o pagamento referente ao segundo lote terá retenção do Imposto de Renda. Isto será aplicado somente aos cidadãos que recebem mais de dois salários mínimos. A faixa de isenção será ampliada a partir do ano que vem para R$ 2.640. Veja mais detalhes sobre o assunto abaixo:

Além do 13º salário, a população busca o pagamento do 14º salário

Desde o início do ano, o governo federal vem sendo questionado sobre a possibilidade de antecipar o pagamento do 14º salário. Este benefício não é oficial, mas a população está buscando este valor para ajudar nas contas de casa. Porém, a expectativa é que não haja o depósito deste valor em 2023.

Desta forma, é importante que os brasileiros não realizem cálculos contando com o pagamento do 14º salário. Porém, já que o pagamento do 13º salário foi confirmado pelo governo federal, os cidadãos podem utilizar o valor como base. Ele pode ser útil para resolver pendências financeiras a partir de novembro.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].