Aguardado por milhares de brasileiros, o pagamento de um novo lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) será efetivado pelo órgão nesta semana, contemplando diversos contribuintes.
A liberação será realizada na sexta-feira (29) e acontecerá nas contas bancárias informadas pelos contribuintes no momento em que preencheram a declaração do Imposto de Renda. O novo lote já é o quinto pago pela Receita Federal neste ano. Nos meses anteriores, outras restituições já haviam sido liberadas.
Quem receberá a restituição do Imposto de Renda nesta semana?
Esse deverá ser o último pagamento realizado pela Receita em 2023. Dessa forma, todos os contribuintes que têm direito a algum valor mas ainda não receberam deverão ser contemplados com a nova liberação. De acordo com o órgão federal, mais de R$ 1,9 bilhões serão distribuídos na nova remessa que atenderá mais de 1,2 milhão de pessoas.
Assim como nos outros pagamentos, a liberação acontece de acordo com a nova ordem de prioridades estabelecida pelo fisco. Confira:
- Contribuintes idosos que possuem mais de 80 anos
- Contribuintes com idade entre 60 e 79 anos
- Pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- Pessoas que não possuem prioridade legal mas optaram pelo uso da
- Declaração Pré-preenchida ou pelo recebimento da restituição via Pix
- Contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de setembro de 2023
Na última semana a Receita Federal liberou a consulta aos dados referentes à restituição. A checagem pode ser realizada por meio do aplicativo do órgão, disponível para Android e iOS, ou site, que está disponível neste link.
Após realizar o login, o contribuinte deve selecionar a opção Meu Imposto de Renda. Na etapa seguinte, será preciso selecionar a aba Consultar a Restituição. Em seguida, o contribuinte deverá informar seu CPF e data de nascimento.
Dentro do portal ou do aplicativo ele poderá descobrir se será contemplado no novo lote e quando o pagamento será efetivado. Além disso, também é possível utilizar o serviço para verificar se possui pendências junto à Receita Federal.