5º lote de RESTITUIÇÃO do imposto de renda é liberado para brasileiros desta lista

Aguardado por milhares de brasileiros, o pagamento de um novo lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) será efetivado pelo órgão nesta semana, contemplando diversos contribuintes.

5º lote de RESTITUIÇÃO do imposto de renda é liberado para brasileiros desta lista
5º lote de RESTITUIÇÃO do imposto de renda é liberado para brasileiros desta lista. (Imagem: FDR)

A liberação será realizada na sexta-feira (29) e acontecerá nas contas bancárias informadas pelos contribuintes no momento em que preencheram a declaração do Imposto de Renda. O novo lote já é o quinto pago pela Receita Federal neste ano. Nos meses anteriores, outras restituições já haviam sido liberadas.

Quem receberá a restituição do Imposto de Renda nesta semana?

Esse deverá ser o último pagamento realizado pela Receita em 2023. Dessa forma, todos os contribuintes que têm direito a algum valor mas ainda não receberam deverão ser contemplados com a nova liberação. De acordo com o órgão federal, mais de R$ 1,9 bilhões serão distribuídos na nova remessa que atenderá mais de 1,2 milhão de pessoas.

Assim como nos outros pagamentos, a liberação acontece de acordo com a nova ordem de prioridades estabelecida pelo fisco. Confira:

  • Contribuintes idosos que possuem mais de 80 anos
  • Contribuintes com idade entre 60 e 79 anos
  • Pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • Pessoas que não possuem prioridade legal mas optaram pelo uso da
  • Declaração Pré-preenchida ou pelo recebimento da restituição via Pix
  • Contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de setembro de 2023

Na última semana a Receita Federal liberou a consulta aos dados referentes à restituição. A checagem pode ser realizada por meio do aplicativo do órgão, disponível para Android e iOS, ou site, que está disponível neste link.

Após realizar o login, o contribuinte deve selecionar a opção Meu Imposto de Renda. Na etapa seguinte, será preciso selecionar a aba Consultar a Restituição. Em seguida, o contribuinte deverá informar seu CPF e data de nascimento.

Dentro do portal ou do aplicativo ele poderá descobrir se será contemplado no novo lote e quando o pagamento será efetivado. Além disso, também é possível utilizar o serviço para verificar se possui pendências junto à Receita Federal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.