Instabilidade no App do Nubank gera danos para os seus correntistas

Durante a última segunda-feira (25) foi relatado por dezenas de usuários que o App do Nubank não estava oferecendo todos os serviços. Sem conseguir usar um dos principais meios de pagamento por meio deste aplicativo, os clientes do roxinho ficaram desesperados e foram para as redes sociais pedir ajuda. 

Instabilidade no App do Nubank gera danos para os seus correntistas
Instabilidade no App do Nubank gera danos para os seus correntistas (Imagem FDR)

Além do App do Nubank, outros bancos como PagBank, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander, Banco do Brasil e Inter também apresentaram falhas nos seus sistemas ontem (25). Por consequência, milhares de pessoas que precisavam usar o pagamento instantâneo via PIX foram “deixadas na mão”.

O que aconteceu no App do Nubank?

  • Lentidão para conseguir usar as ferramentas dos aplicativos foram as principais reclamações relatadas pelos clientes na tarde da última segunda-feira. Também haviam queixas sobre as transações que não eram efetuadas, ou seja, ao finalizar o envio do dinheiro aparecia a mensagem de houve erro.
  • Como o PIX é um tipo de transferência bancária administrado pelo Banco Central (BC), os mecanismos que dão acesso a ele são autorizados pelo BC. Mas, ao ser questionado pelo InfoMoney sobre as falhas no App do nubank e demais bancos, a autarquia respondeu que não tinha responsabilidade sobre o ocorrido.
  • “Os sistemas do Banco Central estão funcionando normalmente”, disse o BC em nota enviada ao portal. Logo, entende-se que as falhas na conclusão do PIX e no uso dos aplicativos foi causa pelos próprios bancos, e que por isso devem ser resolvidos por eles.

O que o banco disse sobre as falhas no App do Nubank?

  • Até julho deste ano, segundo informações do próprio banco, já haviam somado 80 milhões de contas criadas no App do Nubank. O grande diferencial destes bancos digitais é a possibilidade de abrir uma conta de forma online, gratuita e sem pagar nada pela manutenção. Ou seja, não há cobrança de taxa mensal.
  • Talvez nem todos os clientes tenham sentido dificuldades em usar o App do Nubank na segunda-feira (25), o maior pico de reclamações foi registrado às 13h. E diante de uma situação atípica, o banco foi procurado para se pronunciar.
  • De acordo com o InfoMoney, o Nubank confirmou que houveram problemas em seus sistemas, assim como o Itaú. Nesta terça-feira (26) não haviam mais relatos de reclamações.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]