Durante a última segunda-feira (25) foi relatado por dezenas de usuários que o App do Nubank não estava oferecendo todos os serviços. Sem conseguir usar um dos principais meios de pagamento por meio deste aplicativo, os clientes do roxinho ficaram desesperados e foram para as redes sociais pedir ajuda.
Além do App do Nubank, outros bancos como PagBank, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander, Banco do Brasil e Inter também apresentaram falhas nos seus sistemas ontem (25). Por consequência, milhares de pessoas que precisavam usar o pagamento instantâneo via PIX foram “deixadas na mão”.
O que aconteceu no App do Nubank?
- Lentidão para conseguir usar as ferramentas dos aplicativos foram as principais reclamações relatadas pelos clientes na tarde da última segunda-feira. Também haviam queixas sobre as transações que não eram efetuadas, ou seja, ao finalizar o envio do dinheiro aparecia a mensagem de houve erro.
- Como o PIX é um tipo de transferência bancária administrado pelo Banco Central (BC), os mecanismos que dão acesso a ele são autorizados pelo BC. Mas, ao ser questionado pelo InfoMoney sobre as falhas no App do nubank e demais bancos, a autarquia respondeu que não tinha responsabilidade sobre o ocorrido.
- “Os sistemas do Banco Central estão funcionando normalmente”, disse o BC em nota enviada ao portal. Logo, entende-se que as falhas na conclusão do PIX e no uso dos aplicativos foi causa pelos próprios bancos, e que por isso devem ser resolvidos por eles.
O que o banco disse sobre as falhas no App do Nubank?
- Até julho deste ano, segundo informações do próprio banco, já haviam somado 80 milhões de contas criadas no App do Nubank. O grande diferencial destes bancos digitais é a possibilidade de abrir uma conta de forma online, gratuita e sem pagar nada pela manutenção. Ou seja, não há cobrança de taxa mensal.
- Talvez nem todos os clientes tenham sentido dificuldades em usar o App do Nubank na segunda-feira (25), o maior pico de reclamações foi registrado às 13h. E diante de uma situação atípica, o banco foi procurado para se pronunciar.
- De acordo com o InfoMoney, o Nubank confirmou que houveram problemas em seus sistemas, assim como o Itaú. Nesta terça-feira (26) não haviam mais relatos de reclamações.