Anúncio do INSS sobre perícia médica antecipada pega segurados de surpresa

O anúncio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre a antecipação da perícia médica surpreendeu os segurados. O comunicado começou a ser feito individualmente através de ligações a cada brasileiro na fila de espera. 

Anúncio do INSS sobre perícia médica antecipada pega segurados de surpresa
Anúncio do INSS sobre perícia médica antecipada pega segurados de surpresa. (Imagem: FDR)

Os beneficiários do INSS que aguardam há mais de 45 dias para receber seu auxílio estão sendo contatados através de ligações telefônicas. O benefício em questão é relacionado à incapacidade temporária, antigamente conhecido como auxílio-doença

A chamada telefônica é originada do número (11) 2135-0135, com DDD de São Paulo, porém, esse número não é destinado a receber ligações ou mensagens via Whatsapp.

Durante o contato, os atendentes estão oferecendo a opção de trocar a perícia presencial pelo envio digital do atestado médico, que o segurado deve anexar no aplicativo ou site Meu INSS.

“Uma novidade, porque nós estaremos fazendo com que os brasileiros não precisem mais fazer perícia e ficar em uma fila de perícia longa. O atestado médico: o que vai ser visto nele? A conformação. Se o médico existe, se o médico está vivo, se os dados são coerentes. E isso vai ser processado, e é muito mais rápido do que fazer uma perícia”, afirma Alessandro Antônio Stefanutto, presidente do INSS.

O INSS faz um alerta para evitar possíveis golpes e reforça que não entra em contato para pedir fotos, números de documentos, dados bancários ou senhas. Nessa ligação, é o próprio instituto que passa informações para o segurado. O número 135 é a central de atendimento gratuita da autarquia.

Qual é a meta de redução da fila de espera do INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social tomou uma importante decisão que promete cumprir o objetivo de reduzir a fila de espera. A autarquia contabilizou cerca de 637,4 mil segurados aguardando pela perícia médica

Devido à amplitude da fila de espera, o INSS decidiu expandir a liberação do auxílio-doença à distância. Desta forma, o segurado terá a chance de enviar toda a documentação médica pela internet. Para isso, é preciso já ter o exame pericial marcado em uma agência da Previdência Social. 

A fila de espera já se tornou um problema recorrente entre os segurados e a própria Previdência Social. Por isso, o objetivo do INSS é reduzir o período em que os contribuintes aguardam pela análise do benefício. Hoje, esse tempo gira em torno de 180 dias. 

O processo de análise de documentos é agora conduzido de forma totalmente online, podendo ser requisitado através do site do INSS, do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

É essencial observar que a requisição por telefone requer a entrega física dos documentos em uma Agência da Previdência Social (APS) ou via plataforma Meu INSS

A plataforma Atestmed simplifica esse processo, estabelecendo um prazo máximo de 180 dias para a concessão do benefício. Em caso de recusa, é possível solicitar uma nova avaliação após 15 dias.

Além disso, destaca-se que os benefícios baseados em incapacidade por acidentes agora podem ser processados com base apenas na Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.