LEILÕES do Desenrola Brasil tem data marcada para começar e beneficiar milhões de brasileiros

Em vigor desde julho, o programa Desenrola Brasil deverá entrar em uma nova fase neste mês. Criado para facilitar a renegociação de dívidas e aumentar a oferta de crédito, o programa se prepara para dar início a sua terceira e última etapa.

LEILÕES do Desenrola Brasil tem data marcada para começar e beneficiar milhões de brasileiros
LEILÕES do Desenrola Brasil tem data marcada para começar e beneficiar milhões de brasileiros. (Imagem FDR)

A nova fase do Desenrola Brasil deverá beneficiar parte específica da população. De acordo com o Governo Federal, poderão participar da nova fase pessoas que atendam aos seguintes critérios:

  • Ter renda máxima de dois salários mínimos
  • Possuir dívidas de até R$ 5 mil
  • Ter contraído o débito até o dia 31 de dezembro de 2022

As pessoas que atendem essas regras poderão realizar uma série de negociações com benefícios. Entre eles, o parcelamento da dívida e o desconto nos juros ou até mesmo no valor total do débito.

Quais dívidas poderão ser negociadas no Desenrola Brasil?

Para essa nova etapa estarão abertas as negociações com empresas. De acordo com o Governo Federal, estão aptas a negociar empresas de vários ramos, incluindo serviços essenciais como telefonia, água e luz, por exemplo.

Além disso, os MEIs também foram habilitados a participar dessa nova etapa de negociação. Para tal, o Governo Federal dividiu as dívidas em lotes, visando garantir que todos os interessados em participar do programa sejam atendidos.

Dessa forma, os débitos serão divididos e vendidos em leilões para as empresas que se interessarem em ser credoras das dívidas. Esses leilões serão iniciados na próxima segunda-feira (25) e acontecerão sob o comando do Ministério da Fazenda.

Garantirá o lote a empresa que oferecer o maior desconto para os devedores. A medida visa facilitar o pagamento dos débitos dos consumidores e estimular a economia brasileira.

Após esses leilões, as empresas já estarão aptas a oferecer os descontos para os consumidores. A expectativa do Governo Federal é de que mais de 30 milhões de pessoas participem da nova etapa.

Essa renegociação será realizada por meio de um portal criado especificamente para o Desenrola Brasil. Ele deverá ser divulgado em breve, tendo em vista que a etapa aberta para os consumidores têm previsão de ser iniciada ainda no final deste mês de setembro.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.