NOVOS beneficiários do Bolsa Família são autorizados para saque em setembro

Mensalmente, o Bolsa Família realiza o pagamento mínimo de R$ 600 para famílias brasileiras que vivem em vulnerabilidade social e econômica. Neste mês de setembro, os pagamentos já foram iniciados. A partir desta segunda-feira (25), novos beneficiários terão o saque autorizado.

NOVOS beneficiários do Bolsa Família são autorizados para saque em setembro
NOVOS beneficiários do Bolsa Família são autorizados para saque em setembro

Neste mês, a liberação de recursos foi iniciada no dia 18. Desde então, milhões de famílias já tiveram o saque autorizado. Assim como nos meses anteriores, o pagamento seguirá até o último dia útil de setembro.

O depósito do dinheiro é realizado de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) e acontece nas contas do Caixa Tem abertas para o recebimento do benefício.

Quem recebe o Bolsa Família nesta semana?

Para saber quando irá receber, é preciso que o responsável pelo grupo familiar consulte o cartão do benefício para saber qual seu dígito final. O número é composto por onze dígitos.

Por exemplo, caso o NIS do beneficiário seja 1234567890-1, o número final do NIS será 0, pois é preciso levar em consideração o numeral que aparece antes do dígito final.

Após seguir essa etapa, é preciso consultar o calendário de pagamento do Bolsa Família para saber se estará incluído na próxima liberação de recursos do programa.

Nesta semana, serão contempladas as famílias com número final do NIS de 6 até 0. Para os demais beneficiários que têm o NIS finalizado entre os números de 1 a 5, o pagamento do mês de setembro já foi realizado.

Confira o calendário completo de pagamento do Bolsa Família

NIS terminado em 1: 18 de setembro
NIS terminado em 2: 19 de setembro
NIS terminado em 3: 20 de setembro
NIS terminado em 4: 21 de setembro
NIS terminado em 5: 22 de setembro
NIS terminado em 6: 25 de setembro
NIS terminado em 7: 26 de setembro
NIS terminado em 8: 27 de setembro
NIS terminado em 9: 28 de setembro
NIS terminado em 0: 29 de setembro

Quem possui dúvidas sobre a data de pagamento ou como é realizada a liberação de recursos pode entrar em contato diretamente com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para tirar as dúvidas.

O ministério disponibiliza um telefone que serve como central de atendimento do Bolsa Família e funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do número 121. Também é possível consultar os pontos por meio do aplicativo Bolsa Família, que está disponível para Android e iOS.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.