Esperada por milhares de contribuintes, a restituição do Imposto de Renda é um direito para quem pagou mais do que o percentual devido. Anualmente, após a fase de envio de declarações para a Receita Federal, essas pessoas podem receber o valor extra que foi pago diretamente em suas contas bancárias.
Porém, para os contribuintes que caíram na malha fina, esse pagamento fica retido até que as pendências sejam solucionadas. De acordo com um levantamento divulgado pela Receita Federal, cerca de 1,3 milhão de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) possuem algum tipo de pendência.
Isso deverá prejudicar no recebimento da restituição, que chega ao seu último lote nesta sexta-feira (29). A liberação será a quinta realizada pela Receita Federal neste ano e deverá contemplar todos os contribuintes que ainda não receberam a restituição.
Dessa forma, é essencial que os contribuintes verifiquem se possuem alguma pendência que impeça o recebimento dos valores. Neste ano, o órgão definiu uma nova ordem de prioridades para este pagamento.
Confira a ordem de prioridades da restituição do Imposto de Renda:
- Idosos com 80 anos ou mais
- Contribuintes com 60 anos ou mais
- Pessoas com deficiência ou doença grave
- Professores com o magistério como principal fonte de renda;
- Contribuintes que optaram por receber a restituição por Pix e utilizaram a declaração pré-preenchida
Para conferir se será contemplado pelo novo lote, é preciso realizar a consulta no site da Receita Federal. Confira o passo a passo:
- Acesse o site da Receita Federal, disponível neste link
- Selecione a opção Iniciar
- Em seguida, informe os dados solicitados pela página
- Marque a opção Consultar
Caso já esteja com a restituição liberada, o contribuinte poderá ver na página em qual data ela será efetivada. O depósito é realizado na conta informada pelo cidadão no momento da declaração do Imposto de Renda.
Se o contribuinte estiver na malha fina, o site informará que o contribuinte possui pendência na declaração. Nesse caso, é preciso saber o motivo que levou ao contratempo. Ele será informado na tela inicial do site e pode ser resolvido tanto com o envio de uma declaração retificadora quanto de documentos que comprovem as informações declaradas.