Saque-aniversário do FGTS anuncia mudanças e é motivo de BRIGA no governo

O saque-aniversário do FGTS está passando por mudanças e o motivo vem sendo motivo de briga do governo federal. Caso o cidadão tenha algum tipo de saldo no Fundo de Garantia, é fundamental que você saiba sobre a novidade que está sendo implementada.

Saque imediato do FGTS de R$1.045: veja quem pode receber
Saque-aniversário do FGTS anuncia mudanças e é motivo de BRIGA no governo (Imagem: FDR)

O governo está passando por muitas discussões após a notícia sobre o saque-aniversário do FGTS. Ele vem sendo pauta do governo desde que o governo Lula assumiu. Agora, a mudança pretende fazer com que as pessoas que estão com a modalidade de saque ativa consiga realizar o saque do saldo em conta.

Diferente do que é feito atualmente, o saque-aniversário permite que o cidadão realize o saque de forma anual. Com isto, muitos beneficiários do programa não conseguem realizar o saque parcial do saldo após uma demissão. O ministério do trabalho vem trabalhando para fazer com que este projeto consiga dar progresso.

Um dos motivos que vem sendo apresentado pelo governo é que muitas pessoas não sabiam das condições antes de aceitar a mudança. Ao aderir à modalidade de saque, o cidadão precisa aguardar 48 meses (dois anos) para voltar ao antigo modelo de saque. Com isto, demissões podem ocorrer e o cidadão terá prejuízos.

Portanto, a ideia vem sendo trabalhada para fazer com que as pessoas que optaram pelo saque, mesmo antes do prazo de dois anos, consigam realizar o saque. Caso aprovado, o projeto pode gerar um gasto extra com o programa que pode chegar à R$ 14 bilhões. Confira mais detalhes sobre a mudança abaixo.

FGTS estuda liberar saque-aniversário de forma antecipada

O FGTS está em estudo para conseguir antecipar o saque-aniversário antes do dia de nascimento do beneficiário. Para que isto seja feito, será preciso que um projeito de lei seja feito, aprovado pelo presidente Lula (PT) e enviado ao congresso nacional para votação.

Com a sua aprovação, os cidadãos que estão com o saque-aniversário habilitado poderão realizar a retirada de forma imediata, Porém, com o saque parcial do valor em conta. Desta forma, estes brasileiros poderão ter um suporte financeiro em suas contas de casa.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile