Os beneficiários do antigo Auxílio Brasil estão recebendo um alto valor nas contas após esta decisão. Se o cidadão fez parte do programa social em atividade antes do Bolsa Família, é fundamental que ele consulte se está apto ao recebimento deste valor em conta.
Até o início deste ano, o Auxílio Brasil estava em atividade e ajudava as famílias em vulnerabilidade do país com renda. Porém, em 2022, houve um vazamento de dados de alguns dos auxiliados pelo programa. Após decisão, mais de quatro milhões de cidadãos que tiverem seus dados vazados serão contemplados.
Cada cidadão que teve as suas informações vazadas de forma indevida receberá R$ 15 mil. O valor terá que ser pago pelos órgãos responsáveis pela gestão do programa e a sua segurança. Portanto, Caixa Econômica Federal, União, Dataprev e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) serão responsabilizadas.
A decisão ainda tem a chance de ser revertida, tendo em vista que eles possuem recursos legais disponíveis para isto. Apesar da penalização paga aos cidadãos que foram vítimas, as instituições citadas também pagarão multas. Este pagamento será revertido para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.
Portanto, se o cidadão ficou sabendo sobre o vazamento de dados feitos em 2022, é fundamental checar se está apto ao recebimento desta quantia que pode ajudar muitas pessoas. Já as pessoas que estavam no programa e não tiveram os seus dados vazados agora contam com a ajuda de um outro programa social.
Sai Auxílio Brasil, entra Bolsa Família; confira datas de pagamento para este mês
O Bolsa Família voltou à vida dos brasileiros a partir de janeiro deste ano. Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o programa havia sido renomeado para Auxílio Brasil. Com o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o programa voltou ao seu nome original.
Para aqueles que participam no Bolsa Família e estão em busca de saber qual serão as datas de pagamento para o mês de setembro, confira abaixo com detalhes. Lembrando que é preciso utilizar o último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS):
- NIS final 1: 18/09;
- NIS final 2: 19/09;
- NIS final 3: 20/09;
- NIS final 4: 21/09;
- NIS final 5: 22/09;
- NIS final 6: 25/09;
- NIS final 7: 26/09;
- NIS final 8: 27/09;
- NIS final 9: 28/09;
- NIS final 0: 29/09.