Mudança na taxa Selic afetará o bolso de milhares de brasileiros diariamente

Desde setembro do ano passado o Brasil ocupava o primeiro lugar no ranking mundial de juros reais. Mas, após a taxa Selic ter caído de 13,25% para 12,75% na última quarta-feira (20), o país foi para o segundo lugar nesta pesquisa. A mudança afeta os bolso de milhões de pessoas, e os efeitos já começaram.

Mudança na taxa Selic afetará o bolso de milhares de brasileiros diariamente
Mudança na taxa Selic afetará o bolso de milhares de brasileiros diariamente (Imagem: FDR)

Na última quarta-feira (20) após mais uma reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central (BC), foi decidido reduzir a taxa Selic no país. Este é o segundo corte consecutivo feito na taxa básica juros, após pressão pública do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para diminuição.

De acordo com o Banco Central esta nova redução só foi possível porque houve queda perceptível na inflação. Já que a taxa é calculada com base no abatimento da inflação prevista para o próximo ano (12 meses). No entanto, não negou que as projeções ainda apontam para inflação acima da meta, em torno de 4,9% em 2023.

Com a mudança na taxa Selic automaticamente os bancos começam a se posicionar para reduzir os custos dos seus produtos. É que a Selic é a referência para todas as operações de financiamento, empréstimos, e etc., logo quanto menor esse percentual mais barato é contratar crédito.

O Copom se reúne novamente em 31 de outubro e 1º de novembro, e as expectativas são boas. Segundo o Comitê a ideia é manter os cortes em torno de 0,5 pontos. Hoje, a Selic em 12,75% chega ao menor patamar desde junho de 2022 quando também estava em 12,75%.

Mudanças para o consumidor com a redução na taxa Selic

O aumento ou redução da taxa Selic tem impacto direto na economia e ainda influencia as decisões dos agentes econômicos, como bancos e financeiras. Isso porque, essa é a base, a referência para que todas as demais taxas sejam adotadas no mercado financeiro.

Com a Selic baixa os reflexos na economia são:

A Caixa Econômica, por exemplo, já anunciou a redução dos juros do empréstimo consignado para a partir de 1,55% ao mês.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile