NOVO regimento de CONCURSO que funcionará como o Enem tem novidades anunciadas

A expectativa é de que o novo concurso que funcionará como Enem tenha provas em fevereiro do próximo ano. Modelo é novidade para os brasileiros e deve acontecer em diversas cidades, não só em capitais. Novas informações acabam de ser divulgadas; confira agora!

NOVO regimento de CONCURSO que funcionará como o Enem tem novidades anunciadas
NOVO regimento de CONCURSO que funcionará como o Enem tem novidades anunciadas (Imagem: FDR)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou recentemente um novo modelo de concurso que funcionará como o ENEM. Isso porque as provas serão aplicadas ao mesmo tempo em diversas localidades do país, incluindo cidades do interior.

Foram selecionadas cidades com mais de 100 mil habitantes; e para a Região Norte, municípios com mais de 50.000 habitantes. O Ministério informou que em casos de a cidade não ter estrutura para a aplicação, ela acontecerá na cidade mais próxima.

Concurso estilo ENEM acontece no Brasil

Em uma mesma seleção os candidatos terão a oportunidade de concorrer a vagas não apenas em um órgão. A estimativa é de que os candidatos concorram a mais de 8 mil vagas de emprego em diversos órgãos e agências.

“Este esforço tem como premissa a centralização do processo de contratação de servidores para qualificar a seleção. O Estado precisa de servidores públicos capazes de propor, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas orientadas à resolução de problemas. Assim, daremos mais um passo em direção à gestão transversal da força de trabalho da Administração pública federal”, afirma o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços.

As primeiras informações divulgadas pelo Ministério dão conta de que a prova do Concurso Nacional Unificado será aplicada em fevereiro de 2024.

Para isso, os órgãos e agências têm até o dia 29 de setembro para fazer a adesão ao processo seletivo; veja abaixo quem já aderiu a ele:

  • IBGE (ligado ao Ministério do Planejamento)
  • Funai (da pasta de Povos Indígenas)
  • CNPQ (da Ciência e Tecnologia)
  • Ministério da Justiça, do Trabalho, da Previdência
  • Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)

O próprio Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços afirma que a inspiração para esse concurso foi o Exame Nacional do Ensino Médio que “já esteve em 1.727 municípios com aproximadamente 5.1 milhões de inscritos”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.