O Ministério da Educação confirmou o edital do FIES para vagas remanescentes. Seleção acontece ainda nesse ano e deve aumentar o número de estudantes do ensino superior. Ao todo, 60 mil candidatos poderão ser contemplados. Veja quais são os requisitos.
Desde 2021 o Governo não realizada seleção para vagas remanescentes do FIES. Agora, o MEC vai oferecer cerca de 60 mil vagas em diversos cursos. A grande novidade é que as instituições que não haviam oferecido vagas nas seleções desse ano também poderão participar.
Ou seja, mesmo aquelas que tinha escolhido não aderir ao Fundo de Financiamento Estudantil terão a chance de ofertar vagas nesse processo seletivo.
“Atenção, estudantes! Cerca de 60 mil vagas remanescentes do Fies serão abertas ainda em 2023! Em setembro será iniciado o processo seletivo para ocupação das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior”, escreveu o ministro da Educação, Camilo Santana, em sua conta no Twitter.
Vagas remanescente do Fies 2023
Segundo as informações do MEC, o edital para as vagas remanescentes do Fies erá publicado no próximo mês de outubro.
“Até outubro, por meio de edital, daremos mais informações sobre os prazos e os critérios exigidos para participar do processo seletivo”, acrescentou o ministro.
Outra mudança é quanto à classificação, nas edições passadas os estudantes eram classificados de acordo com a ordem de inscrição. Agora, eles serão classificados pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio.
Segundo a informação inicial divulgada pelo Ministério da Educação, a seleção é voltada a quem já está matriculado no ensino superior.
“A oferta prevista é de cerca de 60 mil vagas, destinadas a estudantes já matriculados em instituições de ensino superior participantes do Fies”, afirma o MEC.
No entanto, é necessário aguardar a publicação do edital para ter maiores informações sobre todos os requisitos de participação.
A retomada do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni) é uma das promessas de campanha do presidente Lula, eleito no ano passado.
Camilo Santana já afirmou algumas vezes que o Governo Federal estuda para fazer atualizações no Fies.
Inclusive, o FIES Social deve ser lançado ainda nesse ano e, entre outras coisas, aumentará o percentual de financiamento dos cursos; e possibilitará a renegociação das dívidas com o programa.