Antes de sair do emprego, é importante ficar atento a alguns pontos e se programar para esse momento. Pedir demissão é uma etapa difícil, mas, que pode ser necessária para o seu crescimento profissional. Veja o que é necessário antes de tomar essa decisão.
Pedir demissão é um momento da virada para diversos profissionais, pois, com essa ação é possível mudar o rumo da vida profissional. Mas, essa também é uma situação que preocupa e pode até mesmo gerar ansiedade.
Afinal, é necessário ter um plano antes de tomar uma atitude tão séria quanto essa. Veja as dicas que podem te ajudar nessa decisão.
Como se programar para pedir demissão?
Antes de anunciar a sua decisão, fique atento a alguns pontos.
Calcule o seu custo de vida
Em conversa com o portal g1, a consultora financeira Aline Soaper explicou a necessidade de se organizar nesse momento.
Segundo ela, o primeiro passo é fazer o cálculo do custo de vida, ou seja, do quanto você precisa para sobreviver. É importante incluir os valores gastos com moradia, transporte, alimentação; além dos compromissos que você tiver assumido, como empréstimos ou cartão de crédito, por exemplo. Também é importante inserir o valor que você costuma gastar com lazer mensalmente.
Tenha uma reserva financeira
Fez o cálculo, viu o valor necessário para se manter? Agora é a hora de você fazer uma reserva que possa cobrir esses custos por pelo menos 6 meses, isso mesmo. É importante pensar a longo prazo.
É sempre bom lembrar que após a demissão tudo é muito incerto, a menos que você já saia do trabalho com uma outra perspectiva certa, como um empreendedor que está indo bem e decide se dedicar exclusivamente ao seu negócio.
Prepare-se profissionalmente para o novo desafio
Se você vai de demitir pensando em trocar de área, é importante procurar cursos enquanto ainda está empregado, afinal, os custos deles devem ser inseridos no seu planejamento financeiro.
Por outro lado, você pode encontrar diversas opções de cursos gratuitos que vão te ajudar nessa preparação.
É importante se lembrar que o mercado de trabalho exige que os profissionais estejam atualizados.
Guardar o dinheiro da rescisão
O ideal é guardar ou investir o valor, é importante se lembrar que alguma emergência pode surgir e esse dinheiro é destinado exatamente a isso, você se manter enquanto não encontra um novo emprego.
Renda extra
Que tal investir em uma renda extra enquanto está de capacitando para a próxima vaga de emprego? Você pode utilizar um Hobbie para ganhar dinheiro e se manter; pode até mesmo tirar aquele sonho do papel.