Utilizado como uma carteira digital para o pagamento de benefícios concedidos pelo Governo Federal, o aplicativo Caixa Tem libera nesta terça-feira (19) uma nova rodada de pagamento para famílias brasileiras.
Os pagamentos desta terça-feira são referentes ao mês de setembro, pagos para família que estão cadastradas no programa do Bolsa Família, considerado um dos maiores de transferência de renda do mundo. Neste mês, o calendário foi iniciado na segunda-feira (18) e deverá prosseguir até o dia 29, contemplando mais de 21 milhões de famílias brasileiras.
Assim como nos meses anteriores, a liberação de recursos por meio do Caixa Tem acontece de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada família, que pode ser conferido no cartão do benefício do Bolsa Família.
A exceção para essas datas de liberação são municípios brasileiros que estejam em situação de emergência ou calamidade. Nessas localidades o pagamento para todos os beneficiários do Bolsa Família é liberado no Caixa Tem no primeiro dia do calendário.
Confira as datas de pagamentos no Caixa Tem neste mês de setembro:
- NIS terminado em 1: 18 de setembro
- NIS terminado em 2: 19 de setembro
- NIS terminado em 3: 20 de setembro
- NIS terminado em 4: 21 de setembro
- NIS terminado em 5: 22 de setembro
- NIS terminado em 6: 25 de setembro
- NIS terminado em 7: 26 de setembro
- NIS terminado em 8: 27 de setembro
- NIS terminado em 9: 28 de setembro
- NIS terminado em 0: 29 de setembro
No total, serão liberados R$ 14,58 bilhões na economia do país com os pagamentos. De acordo com o Governo Federal, em média, as famílias receberão cerca de R$ 686,89 neste mês.
Lembrando que, desde o início deste ano de 2024, o pagamento mínimo do Bolsa Família é de R$ 600, uma medida instituída pelo Governo Lula para garantir um maior apoio as famílias que vivem em vulnerabilidade social e econômica.
Para beneficiários que possuem dúvidas sobre quando o pagamento estará liberado no Caixa Tem ou que desconhecem qual seu dígito final do NIS, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, disponibiliza a central de atendimento por meio do telefone 121.
As questões também podem ser consultadas no aplicativo do Bolsa Família ou do Caixa Tem, que estão disponíveis para Android e iOS.