ALERTA! Novo golpe PIX remove totalmente o saldo dos correntistas brasileiros

A Kaspersky, empresa especializada em softwares de segurança, fez uma descoberta e uma alerta muito importante. De acordo com a instituição existe um novo tipo de golpe em que um vírus é instalado no celular permitindo que criminosos roubem valores de PIX sem que a pessoa descubra.

ALERTA! Novo golpe PIX remove totalmente o saldo dos correntistas brasileiros
ALERTA! Novo golpe PIX remove totalmente o saldo dos correntistas brasileiros (Imagem: FDR)

O uso do PIX tem se popularizado cada vez mais. Da compra de um suco na padaria até um carro os consumidores têm optado pela transferência instantânea. Além de liberar o valor na mesma hora evita que o cidadão tenha que andar com carteira, cartão ou dinheiro.

Para os comércios essa também é uma boa opção já que o cartão mesmo que na função débito cobra taxas. Devido a toda praticidade e a popularidade, os criminosos têm visto este método de pagamento como uma oportunidade para aplicar golpes. E quem não tomar cuidado pode ter ser dinheiro roubado.

De acordo com a Kaspersky a nova tática dos bandidos é oferecer um trojan bancário, um programa disfarçado instalado no celular. Através disso consegue trocar a chave PIX durante uma transferência bancária, logo o dinheiro que iria para a conta de um contato vai na verdade para uma do criminoso.

Tornando o golpe ainda mais grave, a empresa alerta que o vírus instalado no celular pode não só alterar o destino do dinheiro, como mudar também o valor da transferência. Um vídeo obtido pela Tilt, coluna do UOL, mostra o caso de um consumidor que preenche os campos para transferir R$ 1 para um amigo, mas ao conferir as informações o valor está em R$ 685 para uma outra pessoa.

Como se proteger do novo golpe do PIX?

Especialistas ouvidos pela Tilt acreditam que esse novo golpe tem grandes chances de se espalhar cada vez mais. Mas para evitar ser prejudicado e ter uma surpresa ruim ao fazer o PIX há algumas recomendações que podem ser seguidas, como:

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile