Criminosos estão roubando a linha telefónica de centenas de brasileiros através do golpe da portabilidade. Com os dados eles conseguem ter acesso às redes sociais e podem fazer um grande estrago. Veja como se proteger!
Os brasileiros estão sendo vítimas de uma nova ação criminosa, o golpe da portabilidade. Nele, os criminosos roubam o número de telefone da vítima e podem acessar todos os serviços vinculados a ele, ou seja, a vítima pode ter diversos problemas.
Como acontece o golpe da portabilidade?
Geralmente, ele é iniciado com o celular apresentando uma falha ao se conecta à internet; logo depois vem o corte da linha telefônica e um aviso sobre uma mudança de plano telefônico.
Ainda não foi divulgada uma informação oficial sobre como esse golpe acontece; o que se imagina é que o golpista com o nome completo, número do CPF e do telefone, solicita a troca de operadora.
Com essa troca feita, ele consegue ter acesso às contas vinculadas ao número, como o Instagram, onde eles passam a fazer postagens se passando pelo dono. Com isso eles acabam atraindo vítimas para “investimentos” fantasmas, compra de itens que não existem, entre outras situações.
Outra prática que também vem acontecendo é a chamada Sim Swap, onde os criminosos apresentam documentos falsos ou têm acesso aos dados pessoais através de funcionários das operadoras.
Nesses casos é necessário fazer o bloqueio do chip o mais rápido possível.
Como se proteger do golpe da portabilidade
Desde agosto desse ano a Anatel criou mais uma etapa para o processo de solicitação da portabilidade. Agora, quem fizer o pedido receberá uma mensagem de SMS em seu celular e poderá confirmar ou não se fez a solicitação.
“Os procedimentos contra fraudes vêm sendo aperfeiçoados de forma contínua, mas por motivos de segurança essas informações não podem ser divulgadas”, informou a Conexis Brasil Digital, Sindicato que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade.
Para se proteger é necessário ficar atento às ligações, e-mail e mensagens suspeitas; como aqueles que oferecem vantagens demais.
Além disso, jamais forneça seus dados por e-mail e observe o conteúdo das mensagens que recebe, algumas possuem erros de escrita que as empresas jamais cometeriam.
Outro ponto fundamental é utilizar as ferramentas de autenticação, especialistas recomendam que sejam utilizado aplicativos externos, como o do Google.