LEILÃO de DÍVIDAS começa neste mês de setembro; Veja o público que pode participar

Neste mês, começa o leilão de dívidas do Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas criado pelo governo federal. Até agora, segundo o Ministério da Fazenda, 924 empresas que possuem dívidas a receber se inscreveram no programa. Veja os detalhes.

LEILÃO de DÍVIDAS começa neste mês de setembro; Veja o público que pode participar
LEILÃO de DÍVIDAS começa neste mês de setembro; Veja o público que pode participar (Imagem: FDR)

As varejistas, bancos, empresas de água, saneamento e energia, e outras, tiveram até o dia 12 de setembro para se inscrever.

Leilão de dívidas do Desenrola começa em breve 

A finalidade desta etapa do programa Desenrola Brasil é renegociar as dívidas dos consumidores enquadrados na Faixa I, que são:

  • Brasileiros com renda de até R$ 2.640 (dois salários mínimos) ou aqueles inscritos no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico)
  • Quem tem dívidas de até R$ 5 mil negativadas até 31 de dezembro de 2022
  • No entanto, este público ainda não pode renegociar suas dívidas. A plataforma de renegociação para esta faixa será aberta somente depois do leilão dos débitos.

O que acontece agora

Segundo informações da Fazenda, as dívidas inscritas pelas empresas no Desenrola agora serão verificadas para conferir se são débitos de pessoas que recebem até dois salários mínimos ou que estão inscritas no CadÚnico do governo federal.

Em breve serão realizados os leilões entre as empresas. Nesta fase, os brasileiros da Faixa 1 não precisam fazer nada, somente as empresas.

Todas as empresas precisam revelar o quanto se dispõem a dar de desconto para os consumidores. 

Os leilões vão acontecer por categoria de dívida. Sendo assim, será feito um leilão para as contas de água, outro para as de energia, etc.  vencem o leilão aquelas empresas que libertarem os maiores descontos. Elas também vão contar com a garantia do programa.

Segundo previsão da Fazenda, estes leilões devem começar nos próximos dias.

A plataforma para renegociação de dívidas da faixa 1 será aberta após os leiloes serem concluídos.

Nela, os usuários encontrarão uma listagem com as dívidas cadastradas pelas empresas credoras e as possibilidades de desconto. Caso aceite o desconto, o pagamento poderá ser feito de forma parcelada ou à vista.

A plataforma poderá ser aberta para os brasileiros ainda em setembro. Resta aguardar para conferir.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.