Como limpar nome no Serasa

Estar com o nome restrito é uma situação muito delicada para milhões de pessoas. Ninguém gosta de não conseguir acesso a crédito financeiro, e por isso ficar dependendo de pagamento à vista. Para tentar diminuir esse impacto na vida os brasileiros, há chances de limpar nome no Serasa com descontos e parcelamentos.

Como limpar nome no Serasa
Como limpar nome no Serasa (Imagem: FDR)

Quer saber como limpar nome no Serasa? Descubra logo abaixo como funciona este procedimento e porque a empresa é a mais indicada para negociação de dívidas.

Introdução à Inadimplência e a Importância de Limpar o Nome

De acordo com dados da Serasa, em maio deste ano o Brasil registrou 71,9 milhões de pessoas em situação de inadimplência. Foram 463 mil pessoas a mais naquele mês comparado a abril, com alta de 8% em doze meses. Uma série de fatores explicam esse aumento de devedores no país.

Entre eles, a diminuição do poder de compra dos cidadãos, o aumento do desemprego no país, e a inflação que tem encarecido o custo de vida. Para muitos chefes de família entre pagar a dívida do cartão de crédito e fazer a compra no supermercado, vale levar alimento para casa e ficar com o nome sujo.

Justamente por esse cenário crítico que hoje muitas pessoas vivem, limpar o nome no Serasa pode ser a solução para conseguir finalmente uma proposta de crédito. E a partir desse dinheiro e limite oferecido o cidadão pode abrir seu próprio negócio, investir em ampliar sua renda, adquirir novos e mais produtos de consumo, e etc.

O que é o Serasa Limpa Nome?

A Serasa é uma empresa privada que devido ao seu trabalho relevante e crescimento dentro do país, tem sido usada por centenas de empresas para análise de oferecimento de crédito ao consumidor. Em outras palavras, a avaliação que a empresa faz daquela pessoa conta para liberação de produtos.

Esta análise fica disponível para os credores por meio do score do consumidor, uma régua que vai de 0 a 1000. Quanto mais baixo, mais chances daquela pessoa pagar suas contas em atraso, e quanto maior os pontos maiores as chances de ser um bom pagador.

A empresa lançou então a plataforma Serasa Limpa Nome, uma iniciativa que tem como objetivo reunir em um único lugar as propostas de pagamento dos débitos pendentes. Isso é, quem tem o nome sujo pode consultar dívidas neste sistema e receber as propostas de acordo feitas pelo próprio credor.

Como Consultar e Negociar Dívidas no Serasa

Para finalmente fazer a quitação de débitos que estão impedindo de ter crédito na praça, o primeiro passo é consultar dívidas no Serasa Limpa Nome. De forma online, ao informar o número do seu CPF, o consumidor vai conseguir encontrar a lista com os locais em que está inadimplente. E então, firmar o acordo de pagamento.

Ao firmar a parceria com os credores, a plataforma vai oferecer desconto em dívidas para o pagamento se torne ainda mais vantajoso. Para consultar os débitos basta:

  • Acesse o Serasa Limpa Nome e clique em “Consultar CPF”;
  • Informe o número do seu CPF;
  • Digite sua senha ou faça seu cadastro naquele momento;
  • As ofertas de negociação já contendo juros e multas ficarão disponíveis. Para negociar clique em “Negociar”;
  • Escolha a forma de pagamento desejada, e pronto.

Descontos e Condições Especiais para Quitação de Dívidas

A fim de que mais pessoas optem por limpar nome no Serasa e não direto com a empresa devedora, a instituição oferece uma série de descontos e benefícios. Como:

  • Redução de até 90% do valor da dívida original;
  • Isenção de juros e multas;
  • Parcelamento de dívidas em mais de 12 vezes (dependendo do credor);
  • Unificação de todos os débitos em um só lugar, evitando a busca individual por cada empresa que o cidadão faz parte do cadastros de inadimplentes.

O Papel da Serasa na Negociação de Dívidas

A Serasa atua como uma intermediadora entre quem deve e quem está cobrando. Ao oferecer condições para negociação de dívidas a empresa torna o pagamento mais atraente ao devedor, e o estimula a limpar o nome no Serasa porque é mais rápido e simples e acontece online.

Além disso, ao firmar o pagamento o cidadão conta com o potencial para aumentar seu score e voltar a conseguir crédito no mercado. Já que é a própria Serasa que informa as empresas a avalição de bom pagador dos brasileiros.

Erros Comuns e Mitos sobre Limpar o Nome

Existem alguns erros comuns que ao invés de limpar o nome, na verdade ajudam a negativar consumidor que já está endividado. Por isso, ao buscar por forma de limpar nome no Serasa a orientação é:

  • Faça o acordo sempre na plataforma oficial da Serasa, nunca em perfis de terceiros;
  • Verifique quem será o agente recebedor do boleto, PIX ou transferência que fará para firmar o acordo, evitando golpes;
  • Prefira o pagamento à vista, porque o parcelamento não reduz todos os juros e na verdade continua sendo um débito a ser pago só que de menor valor;
  • O pagamento da primeira parcela do acordo já pode ser usado para limpar o nome do devedor, mas caso as próximas parcelas não sejam pagas ele volta para os cadastros de inadimplentes.

Dicas para Manter o Nome Limpo Após a Negociação

Infelizmente, tão difícil quanto limpar o nome no Serasa é manter o seu CPF sem restrição. Por isso, vale a pena estar atento a dicas financeiras como:

  • Seja mais organizado. Acompanhe o extrato do seu pagamento e quanto gasta todos os meses, evitando ultrapassar esse limite;
  • Coloque as contas de consumo (água, luz, telefone) e de uso pessoal (streaming, cartão) em débito automático, evitando atrasos e juros;
  • Não faça novas dívidas, prefira o pagamento à vista;
  • Estabeleça os gastos que podem ser inclusos na sua realidade. Quer dizer, não queira comprar um bem ou produto que está fora do seu alcance.

Conclusão e Encorajamento

Em resumo, limpar nome no Serasa é uma prática teoricamente fácil porque acontece de maneira online. A recomendação para finalmente dar início a uma nova fase da sua vida financeira é:

  • Acesse o Serasa Limpa Nome e entenda quais dívidas te causam nome sujo;
  • Planeje o pagamento quinzenal, mensal ou bimestral de cada dívida, conforme cabe no seu orçamento;
  • Negocie todos os débitos pendentes em seu nome e finalmente volte a ter crédito no mercado.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]