Como atualizar os dados no CadÚnico?

Embora muitas pessoas não saibam, atualizar os dados no CadÚnico é obrigatório e muito importante. Somente por meio deste processo é que o governo consegue entender a atual realidade da família. Quem deixa de atualizar seu cadastro perde a chance de conseguir mais benefícios, e ainda fica na mira para possíveis cortes.

Como atualizar os dados no CadÚnico?
Como atualizar os dados no CadÚnico? (Imagem: FDR)

Quer saber como atualizar os dados no CadÚnico? O FDR preparou um guia completo que reúne todas as orientações necessárias para este procedimento.

Introdução

O CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo Federal) é uma plataforma de dados que reúne informações sobre pessoas de baixa renda. Em cada município há um ponto de atendimento do Cadastro Único, normalmente o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) onde é feita a inscrição.

Por meio do cadastramento a família informa dados importantes que servirão como uma forma do governo identificar quem precisa de ajuda. Por isso, atualizar os dados no CadÚnico é importante para que o poder público consiga identificar a realidade daquele grupo familiar.

Por que atualizar o CadÚnico?

Muitos podem não saber, mas atualizar o CadÚnico não é uma ação opcional, mas sim obrigatória. Quem deixa de fazer este procedimento pode estar sonegando informações importantes, por isso correm risco de ter a suspensão de benefícios que recebe atualmente.

A atualização também precisa acontecer para que aquele grupo consiga ser selecionado em novos benefícios sociais, aumentar o valor recebido ou se manter nos programas que já recebe por meio do Cadastro Único.

Quem deve atualizar os dados?

Existem duas situações que exigem a atualização do CadÚnico, e elas podem surgir por convocação após o governo realizar o procedimento de averiguação de dados (pente-fino) na plataforma e descobrir erros. Ou, simplesmente com a obrigação do representante da família em cumprir com uma regra básica. 

Atualização bianual do CadÚnico

Atualização por mudança nos dados

É obrigatório atualizar os dados no CadÚnico quando houver:

Como funciona a Revisão Cadastral?

A revisão cadastral, também conhecida como pente-fino, tem sido aplicada no Cadastro Único desde o início de 2023. Mas esta não é uma prática exclusiva do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas já acontece desde que a plataforma foi criada.

O objetivo é cruzar as informações contidas no Cadastro Único com outras plataformas do governo, a fim de descobrir fraudes e irregularidades. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável por este procedimento, foram descobertos casos de pessoas que ganhavam mais de R$ 10 mil e recebiam benefícios sociais.

Hoje, para fazer parte do CadÚnico é preciso ter renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa da família. A entrada com renda acima desse valor é permitida apenas para participar de programas ou serviços específicos.

O governo tem avisado por meio de notificação no App Meu CadÚnico, no Caixa Tem, por telefone e carta, quem são as pessoas que precisam passar pela revisão cadastral de forma presencial no CRAS. 

Como atualizar os dados online

Existe a possibilidade de atualizar os dados no CadÚnico de forma online. Mas atenção, porque este procedimento é exclusivo para famílias que não tiveram nenhuma mudança nos últimos dois anos. Qualquer alteração precisará contar com o procedimento presencial.

O que pode ser feito também de maneira online é um pré-cadastro, ele antecipa a entrevista socioeconômica e poupa o tempo de atendimento no CRAS. Para passar pelo processo de atualização, basta:

CADASTRO ÚNICO 2023: COMO ATUALIZAR, CONSULTAR E COMO FUNCIONA A INCRIÇÃO E AGENDAMENTO DO CADÚNICO

Documentos necessários para atualização online

Os documentos necessários para atualização do CadÚnico online, incluem:

Documentos necessários para atualização presencial

No caso da atualização presencial, quando há mudanças nos dados já cadastrados, o representante da família precisará levar até o CRAS os documentos:

Finalizando a atualização no CRAS

Para quem optou pelo pré-cadastro e pré-atualização online, é indispensável comparecer até o CRAS para finalizar o procedimento. Quem está com o benefício suspenso ou bloqueado também precisa comparecer até a unidade para atualizar os dados no CadÚnico e tentar a liberação do seu pagamento.

Como conferir a situação do cadastro

Para verificar a atual situação do seu CadÚnico, e se foi convocado a fazer uma nova atualização, o cidadão pode fazer uma consulta online. Existe a opção de consulta simples que não exige login, e consulta completa que só é liberada com o login feito no Gov.br.

Consulta simples

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile