Os trabalhadores que ainda não sacaram o seu abono salarial PIS/PASEP precisam ficar atentos. Existe um prazo máximo para que o saque seja feito. Confira todos os detalhes e saiba como consultar os valores.
O saque do abono poderá ser feito até o dia 28 de dezembro e o valor liberado pode chegar a até R$1.320, o que equivale a um salário mínimo.
Saque do PIS/PASEP tem data para acabar
O valor a ser recebido pelos trabalhadores varia de acordo com o tempo trabalhado no ano-base de 2021.
Tem trabalhou com carteira assinada durante todo o ano, recebe o valor total, de R$1.320. Os que trabalharam menos tempo, por sua vez, recebem o valor proporcional.
Para saber o quanto vai receber é só dividir o valor do salário mínimo por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados.
O PIS que é pago para funcionários de empresas privadas, os repasses acontecem de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Já o PASEP, para funcionários do setor público, segue o número de inscrição no PASEP.
O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal para os trabalhadores da iniciativa privada, ao passo que o Pasep é pago para os servidores públicos através do Banco do Brasil.
Locais de saque do abono
- Funcionários de empresa privada, que estejam com Cartão Cidadão e senha cadastrada, podem sacar em caixas eletrônicos da Caixa ou em casas lotéricas
- Caso não tenha o Cartão Cidadão, o saque é feito em uma agência da Caixa, com documento de identificação
- Caso seja correntista individual da Caixa, o abono é depositado diretamente na conta
- Para os servidores públicos, o saque é feito nas agências do Banco do Brasil, com documento de identificação. Servidores que são correntistas do banco recebem o dinheiro diretamente na conta.
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), mais conhecidos pela sigla PIS/PASEP, são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.