Com milhões de beneficiários em todo o Brasil, o INSS realiza pagamentos mensais de pensões, aposentadorias, entre outros auxílios. Divulgado recentemente pelo Ministério da Previdência Social, o novo calendário de pagamentos do Instituto para este mês de setembro terá início no dia 25.
Neste mês, cerca de 37 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social receberão algum tipo de repasse. Assim como nos meses anteriores, as datas de pagamento variam de acordo com dois critérios:
- Número final do benefício
- Valor a ser recebido
Para consultar o número que determina o dia de recebimento, o segurado pelo INSS precisa verificar o cartão do seu benefício. Nele, estará disponível uma sequência de numerais que indicam qual o cadastro no INSS.
O dígito que deve ser levado em consideração é o penúltimo. Por exemplo, se o cadastro do segurado for 12345678-9, o número que determina sua data de pagamento nesse caso é o 8, que vem antes do dígito verificador após o traço.
Além disso, ele precisará levar em conta o valor que recebe do INSS para saber em qual data seu pagamento será depositado. Atualmente, o Instituto inicia a liberação de recursos para segurados que ganham até um salário mínimo.
Confira as datas de pagamento do INSS para este grupo:
- Final 1: 25 de setembro
- Final 2: 26 de setembro
- Final 3: 27 de setembro
- Final 4: 28 de setembro
- Final 5: 29 de setembro
- Final 6: 2 de outubro
- Final 7: 3 de outubro
- Final 8: 4 de outubro
- Final 9: 5 de outubro
- Final 0: 6 de outubro
Em seguida, o INSS iniciará a liberação de recursos para quem recebe um valor superior a um salário mínimo.
Veja quando inicia o calendário do INSS para estes segurados:
- Final 1 e 6: 2 de outubro
- Final 2 e 7: 3 de outubro
- Final 3 e 8: 4 de outubro
- Final 4 e 9: 5 de outubro
- Final 5 e 0: 6 de outubro
Para os beneficiários que possuem dúvidas sobre o valor do seu benefício ou dígito final, é possível entrar em contato com o INSS para obter informações.
Além do atendimento presencial, o Instituto também disponibiliza o atendimento por meio de sua central telefônica, disponível no número 135. Outra forma de tirar as dúvidas é acessando o portal Meu Inss, disponível neste link ou por meio de aplicativo com o mesmo nome.