Manter o CadÚnico atualizado pode trazer GRANDES benefícios para brasileiros

Criado pelo Governo Federal, o CadÚnico funciona como uma base de informações para definir quais brasileiros poderão ser encaixados nos programas sociais. O cadastro, que deve ser realizado pelas famílias, precisa estar sempre atualizado para garantir uma série de benefícios.

Manter o CadÚnico atualizado pode trazer GRANDES benefícios para brasileiros
Manter o CadÚnico atualizado pode trazer GRANDES benefícios para brasileiros. (Imagem: FDR)

Entre as informações que devem estar presentes no cadastro estão questões como renda mensal, número de pessoas que moram no mesmo domicílio, escolaridade e até mesmo status de vacinação.

É por meio desses dados do CadÚnico que o Governo Federal realiza uma triagem dos brasileiros que precisam de algum tipo de benefício oferecido por meio de programas sociais como o Bolsa Família ou Minha Casa Minha Vida, por exemplo.

No entanto, como essa coleta de informações é realizada por cidade, os cadastrados também podem acabar recebendo benefícios fornecidos pelos governos municipais e estaduais, dependendo do local.

Confira alguns programas que utilizam as informações do CadÚnico:

Para garantir o acesso aos programas, é necessário que os usuários que já fazem parte do CadÚnico mantenham as informações fornecidas sempre atualizadas.

É essencial que o governo seja informado toda vez que a família mudar de endereço ou receber novos membros, houver mudança de emprego ou até mesmo quando as crianças passam a estudar em uma escola diferente.

Para realizar essa atualização, a pessoa que foi cadastrada como responsável pela família deve comparecer até um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para informar das mudanças.

Nesse momento é importante que ela leve o CPF de todos os membros da família, além da documentação que comprove a alteração cadastral necessária.

Como saber se preciso atualizar o CadÚnico?

Para o beneficiário que não tem certeza ou não lembra os dados informados na hora do cadastro, é possível consultar as informações por meio do site do CadÚnico, disponível neste link. A consulta também pode ser realizada no aplicativo Cadastro Único.

Após acessar o sistema, o representante da família deverá clicar na opção consulta completa. Nela, será possível checar os dados informados e conferir se existe a necessidade de atualização.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile