O FGTS Calamidade está liberando valor de um aproximadamente R$ 6 mil para as vítimas das enchentes recentes do Rio Grande do Sul. Se você foi vítima do acontecimento ou conhece alguém que se encontra nesta situação, saiba mais informações sobre esta liberação.
O intuito do FGTS Calamidade é fornecer renda e garantia financeira para os cidadãos que sofreram por algum tipo de desastre. No Brasil, ele é cedido em casos de problemas ambientais e sanitários, como os que vem acontecendo no Rio Grande do Sul. Pessoas com saldo em conta poderão sacar até R$ 6,2 mil.
Esta medida está válida para pessoas que estão empregadas e possuem saldo, como também para as pessoas que estão desempregadas. O essencial é ter algum valor em conta para conseguir sacar. As únicas pessoas que não poderão ter acesso ao dinheiro são as que sacaram pelo mesmo motivo no último ano.
Ou seja, um período de 12 meses precisa ser aguardado entre um saque do FGTS Calamidade e outro. O Fundo de Garantia é conhecido por fornecer estes suportes financeiros quando ocorrem tragédias naturais. É uma das formas escolhidas pelo governo para ampliar o acesso à renda em um momento difícil.
Esse auxílio será fundamental para aqueles que perderam grande parte, em alguns casos tudo, do que tinham. O estado pede doações de alimentos, itens de higiene básica, roupas de frio e tecidos de cama. Veja mais detalhes sobre o que vem acontecendo no estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias.
Chuvas no Rio Grande do Sul fazem com que o FGTS Calamidade seja liberado
A Defesa Civil do estado do RS anunciou que, até a noite do dia 06/09, já foram registradas 37 mortes. O Corpo de Bombeiros está participando ativamente das buscas por pessoas que estão ilhadas. Esta superou a maior tragédia natural do estado do Rio Grande do Sul nos últimos 40 anos.
O governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), e ministros do governo federal sobrevoaram algumas áreas atingidas para ter uma noção prática do que está acontecendo na região. A energia elétrica de alguns municípios foram suspensas para evitar que mais problemas possam ocorrer envolvendo a população.