Atualmente para ir em um show ou grande evento é necessário ter bastante cuidado com a segurança. Casos recentes levantaram o alerta sobre os furtos e roubos de celulares, cartões e até dados bancários. Veja como se proteger.
O caso mais recente aconteceu no último sábado, 26, durante a apresentação do Dj Alok, na praia de Copacabana; na ocasião 500 pessoas foram presas por furto. Fatos como essa apontam para a necessidade de se proteger em show ou grande evento.
Nessas situações há muitas pessoas aglomeradas, o que aumenta o risco de perda ou furto de smartphones, que geralmente estão com os dados bancários, o que pode ser um perigo.
Como se proteger em show ou grande evento?
Se você está se preparando para ir a algum evento com grande número de pessoas, é bom se preparar e se proteger com as nossas dicas:
- Não entregue o seu cartão à outra pessoa
Isso quer dizer que, na hora de fazer o pagamento, não permita que outra pessoa pegue o seu cartão.
Prefira que você mesmo faça a aproximação ou o insira na maquininha.
- Não deixe que outras pessoas vejam suas senhas
Quando for digitar sua senha, tampe o visor para impedir que pessoas próximas a vejam.
- Cuidado ao realizar transações via PIX
É comum que nas festas a transação seja feita através da maquininha, confira sempre o valor na tela e confirme os dados da conta em que você fará a transação. Jamais dê o seu telefone na mão de um desconhecido para ele inserir os dados.
Se você for vítima de algum roubo ou furto, o primeiro passo é manter a calma, mesmo que isso seja difícil. Dito isso, é importante comunicar à instituição bancária responsável pelo seu cartão e conta, eles devem bloquear os cartões e emitir novos.
Se você perder o celular ou os dados estiverem vinculados a alguma aparelho eletrônico, o ideal é tentar formata-lo remotamente, isso pode ser feito por um especialista.
É importante também se lembrar que, em casos em que você perde os documentos, é necessário registrar um boletim de ocorrência (BO). Isso impede que seus dados sejam utilizados.