A partir desta sexta-feira, 1 de setembro, tem início uma nova fase do calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Até o dia 8 de setembro serão contemplados todos os aposentados, pensionistas e demais segurados cujo salário previdenciário é maior do que o piso.
O calendário de pagamentos do INSS é dividido em dois momentos. Nos primeiros dias de depósitos e saques são contemplados aqueles cujo rendimento é equivalente ao piso, e que o benefício finaliza entre 1 e 5. A partir do primeiro dia útil do mês seguinte dá-se início a uma nova etapa do cronograma.
E então, passam a receber todos aqueles que têm direito a pagamentos com valor superior ao mínimo (R$ 1.320) podendo chegar até o teto (R$ 7.507,49). Outra diferença entre esses dois grupos é que o calendário paga um final de benefício por dia para quem tem rendimento equivalente ao piso.
Enquanto isso, para aqueles que recebem acima do mínimo o pagamento é feito para dois grupos por dia. O cronograma do INSS finaliza os depósitos em 8 de setembro, e não há pagamento no dia 7 de setembro quando o país comemora o Dia da Independência. Na ocasião, os bancos não têm funcionamento.
Para saber exatamente o quanto vai receber neste mês, além da data de pagamento do seu benefício, basta acessar o App Meu INSS. Na opção “Extratos” disponível no menu escolha “Extrato de pagamentos” e tenha acesso a essa informação.
Calendário de pagamentos do INSS em agosto
Na sexta-feira, 1 de setembro, dão início ao cronograma de saques de rendimentos superiores ao piso, aqueles cujo número de benefício tem final 1 e 6. Recebem no mesmo dia quem tem direito ao pagamento mínimo e seu benefício termina em 6. Vale o número que antecede o hífen.
A sequência numérica do benefício é única e individual para cada pagamento feito pelo INSS, por isso quem tem acesso a mais de um benefício pode recebê-los em dias diferentes.
Benefícios de até 1 salário mínimo:
- Final 1: 25 de agosto (já efetuado);
- Final 2: 28 de agosto (já efetuado);
- Final 3: 29 de agosto (já efetuado);
- Final 4: 30 de agosto (já efetuado);
- Final 5: 31 de agosto (já efetuado);
- Final 6: 1º de setembro;
- Final 7: 4 de setembro;
- Final 8: 5 de setembro;
- Final 9: 6 de setembro;
- Final 0: 8 de setembro.
Benefícios acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1º de setembro;
- Finais 2 e 7: 4 de setembro;
- Finais 3 e 8: 5 de setembro;
- Finais 4 e 9: 6 de setembro;
- Finais 5 e 0: 8 de setembro.