Atenção! Receita Federal expõe motivos para não pagar 4º lote da restituição

Pontos-chave
  • O 4º lote da restituição também é o penúltimo pagamento;
  • Quem ainda não foi contemplado pode receber em setembro;
  • A Receita Federal admitiu falhas no pagamento deste mês.

Aconteceu na última quinta-feira (31) o pagamento do quarto lote da restituição do Imposto de Renda. Este é o penúltimo depósito de um total de cinco liberações que serão feitas pela Receita Federal neste ano. No entanto, parte dos contribuintes não foram contemplados, e o Fisco explicou o porquê. 

Atenção! Receita Federal expõe motivos para não pagar 4º lote da restituição
Atenção! Receita Federal expõe motivos para não pagar 4º lote da restituição (Imagem: Montagem/FDR)

Neste ano foram enviadas 41,5 milhões de declarações do Imposto de Renda, todas já processadas pela Receita Federal. Ao checar o que foi declarado como patrimônio pelo contribuinte, o Fisco considera também quais os gastos dedutíveis de cada contribuinte, e então calcula o valor da restituição.

Serão restituídos aqueles que apresentaram e comprovaram as suas despesas de 2022, ou as despesas que foram somadas em nome de um dos seus dependentes. Funciona como se a Receita oferecesse um troco ao contribuinte, uma reparação entre o valor dos impostos e os descontos oferecidos.

Logo ao enviar a declaração o próprio sistema já indica se há valores a receber, e a pagar. E ainda oferece uma prévia do valor que deve ser recebido pelo contribuinte em um dos cinco lotes de pagamento da restituição. Não é informado, porém, quando exatamente aquela pessoa vai receber a quantia na sua conta.

Existem grupos prioritários que são inclusos logo no primeiro lote, bem como nos demais pagamentos conforme a data em que enviaram a sua declaração. Aqueles que não têm prioridade legal devem ser colocados a partir do segundo pagamento. No 4º lote, por exemplo, foram 6,1 milhões de contribuintes. 

Receita Federal falha no pagamento da restituição

Nesta quinta-feira (31), uma parte das pessoas que deveria ter sido contemplada pelo 4º lote de restituição do Imposto de Renda, queixaram-se da falta do pagamento. Esse grupo foi para as redes sociais denunciar o atraso na liberação do valor que normalmente já é depositado logo no início do dia.

Até o momento, este foi o maior lote de pagamentos da restituição, com 6,1 milhões de pessoas beneficiadas dividindo o valor de R$ 7,1 bilhões. De acordo com os bancos, a Receita Federal tinha até às 18h para regularizar todos os processos e enviar para cada conta o valor aos quais têm direito.

Esse lote, em específico, ainda contou com a correção de 3,14% baseado na Selic, taxa básica de juros da economia, atualmente em 13,25% ao ano. O dinheiro foi transferido para conta corrente cadastrada na declaração, ou naquela em que a chave PIX do número do CPF foi informada.

ANTECIPE A RESITUTIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023: VEJA COMO RECEBER O VALOR ANTES DO PRAZO

O que explica a restituição do Imposto de Renda não ter sido paga?

Quem estava aguardando a liberação da sua restituição em agosto, pode ter ficado decepcionado. Dos 6,1 milhões de pessoas que foram contempladas, pelo menos 5,7 milhões são contribuintes sem prioridade legal e entregaram a declaração até o 29 de maio deste ano. 

Caso tenha passado as 18h do dia 31 de agosto, e o dinheiro ainda não tenha caído na conta informada, existem algumas razões que podem explicar essa situação. Como:

Malha fina

Por conta do envio de informações erradas, falta de pagamento de alguma taxa ou tributo, e insuficiência de documentos, são razões que explicam a entrada do contribuinte na malha fina. 

A malha fina é uma espécie de pente-fino que averigua todas as informações que foram compartilhadas via declaração. Caso hajam indícios de que há erros, o contribuinte fica proibido de receber a restituição, e nos casos mais graves pode ter seu CPF bloqueado. 

Para ter acesso a restituição novamente é preciso corrigir as informações, por meio do envio da declaração retificadora. E ainda, pagar uma multa de até 20% do imposto devido.

Erros na conta cadastrada

Caso a conta informada para ser restituído tenha sido enviada com dígitos errados, por exemplo, trocando números da conta ou da agência, o dinheiro não vai cair. Logo, não há como a Receita Federal fazer o pagamento em um destino que não existe.

Neste caso, ligue para a Central de Atendimento BB 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) ou entre em contato com qualquer agência do Banco do Brasil para solicitar ou reagendar o crédito.

Envio no fim do prazo

Quem deixou para enviar sua declaração no fim do prazo, que foi até 31 de maio, ou ainda deixou que o prazo passasse, será incluso nos últimos lotes de restituição. O próximo pagamento acontecerá em 29 de setembro.

Como consultar se foi incluso no novo lote de restituição?

O próximo pagamento acontecerá em 29 de setembro, e para descobrir se foi contemplado no 5º lote de restituição será preciso acessar o portal da Receita Federal em 22 de setembro. A verificação pode ser feita em:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile