Restituição LIBERADA! 4º lote foi depositado hoje com recorde de beneficiados

Dando continuidade ao calendário de restituição do Imposto de Renda, nesta quinta-feira (31) mais um grupo recebe o pagamento na sua conta. Este é o penúltimo lote de contemplados, sendo que outros três depósitos já foram feitos neste ano. Chama atenção o recorde de beneficiados inclusos em agosto.

Restituição LIBERADA! 4º lote foi depositado hoje com recorde de beneficiados
Restituição LIBERADA! 4º lote foi depositado hoje com recorde de beneficiados (Imagem: FDR)

caiu na conta de 6,1 milhões de pessoas o pagamento da restituição do Imposto de Renda deste mês. O dinheiro é uma espécie de devolução que a Receita Federal faz para o contribuinte que informou quais foram os seus gastos do último ano, e conseguiu descontos no total a pagar de impostos.

Funciona como um troco dado entre o valor da tributação e os descontos que foram concedidos. Por isso, a quantia a ser recebida depende do patrimônio que foi declarado e das deduções que foram apresentadas e comprovadas na declaração. Quando envia o documento o próprio sistema já informa se há valores a receber.

Desde o dia 24 de agosto, quem ainda não havia sido contemplado pela restituição recebeu autorização para consultar o novo lote. No site da Receita Federal ou no App Meu Imposto de Renda, procurando por “restituição” é possível descobrir se tem direito ao benefício e uma média do quanto receberá.

Aqueles que ainda não receberam terão mais uma chance. O último lote será pago em 29 de setembro e vai contemplar todos aqueles que têm direito de serem restituídos, mas que ainda não haviam recebido o valor em suas contas por terem caído na malha fina, enviado a declaração atrasada, e outras razões.

Quem foi incluso no quarto lote de restituição do IRPF?

De acordo com a Receita Federal, a grande maioria dos beneficiados no quarto lote da restituição são pessoas fora do grupo prioritário. Pelo menos 5,7 milhões de contribuintes não prioritários que juntos vão dividir o montante de R$ 6,6 bilhões. 

Além deles, ainda foram inclusos outras 400 mil pessoas que são preferenciais, e que dividiram cerca de R$ 914,4 milhões. O total geral é de:

  • 11.960 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 86.427 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
  • 9.065 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 30.453 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 219.288 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
  • 5,7 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 29 de maio de 2023.

O dinheiro caiu na conta corrente cadastrada, ou na conta em que o PIX de número de CPF foi informado.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com