Caixa amplia prazo de linha de crédito e clientes COMEMORAM

Nesta segunda, 28, a Caixa Econômica Federal tomou uma importante decisão sobre uma linha de crédito e que vai beneficiar muitas pessoas. Veja todos os detalhes sobre esta novidade. 

Caixa amplia prazo de linha de crédito e clientes COMEMORAM
Caixa amplia prazo de linha de crédito e clientes COMEMORAM (Imagem FDR)

O banco decidiu que os clientes vão poder renegociar os empréstimos tomados através do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) com maiores prazos.

Caixa toma decisão importante envolvendo o Pronampe

A partir de agora, os clientes terão até seis anos, ou 72 meses, para pagar seus empréstimos.

Esta renegociação está disponível para quem possui contratos ativos do programa. Podem estar em dia ou atrasadas, mas não em pausa. As parcelas não pagas entram no saldo devedor no caso de contratos atrasados.

Os interessados neste prazo mais extenso para pagar os empréstimos precisam se dirigir a uma agência da Caixa. Para conferir todos os detalhes, clique aqui.

Esta novidade foi lançada através de uma portaria da Secretaria de Micro e Pequena Empresa do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

“A medida é um passo fundamental para fortalecer o setor empresarial de pequeno porte, possibilitando o ajuste do prazo de pagamento de acordo com as necessidades e circunstâncias financeiras do cliente”, afirmou a vice-presidente de negócios de varejo da Caixa, Maria Cristina Abdelnour Farah em um comunicado à imprensa.

Pronampe

O programa foi criado no ano de 2020 com o objetivo de estimular os pequenos negócios no auge da pandemia do coronavírus. Acabou virando um programa fixo no ano seguinte.

Através dele é possível fazer operações de crédito de até de 30% do faturamento anual das empresas. O processo de contratação de empréstimos através do Pronampe é mais ágil que a das linhas tradicionais, uma vez que possíveis inadimplências são asseguradas pelo FGO (Fundo Garantidor de Operações), e os juros são inferiores aos praticados no mercado.

No último mês, os empréstimos através do programa atingiram R$4 bilhões, o maior patamar de dinheiro emprestado pelo Pronampe neste ano.

Este resultado apareceu após a suspensão que destinou o dinheiro do programa para o Desenrola Brasil, programa do governo que tem a finalidade de  renegociar dívidas de pessoas físicas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.